A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recebeu ontem um pedido formal para unificar todos os títulos nacionais, o que faria com que as competições disputadas entre 1959 e 1970 Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) fossem reconhecidas como edições do Campeonato Brasileiro, que começou a ser realizado oficialmente em 1971. A requisição foi feita pelos seis clubes que conquistaram títulos nesse período: Santos, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.
Após receber os representantes de Santos, Botafogo e Cruzeiro, que levaram o dossiê assinado pelos seis clubes na sede da CBF, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, admitiu a possibilidade de haver a unificação dos títulos. "É uma postulação antiga. Vamos mandar fazer uma análise para ver da possibilidade e da legalidade dessa iniciativa, que, em princípio, é factível", afirmou o dirigente. "Não deve demorar muito, mas tem de ser feito um estudo".
A Taça Brasil foi disputada entre 1959 e 1968, enquanto o Roberto Gomes Pedrosa, que também foi chamado de Taça de Prata nas últimas três edições, aconteceu entre 1967 e 1970. Ambos foram precursores do Brasileiro e eram as competições nacionais na época, classificando o campeão para a Libertadores. Ao todo, o Santos conquistou seis títulos no período e o Palmeiras ganhou quatro Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia venceram uma vez cada um.
Hugo Motta defende que emendas recuperam autonomia do Parlamento contra “toma lá, dá cá” do governo
Hugo Motta confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara dos Deputados
Em recado ao STF, Alcolumbre sinaliza embate sobre as emendas parlamentares
Cumprir meta fiscal não basta para baixar os juros
Deixe sua opinião