Confira a letra do samba-enredo da Acadêmicos da Realeza:
Hoje minha Realeza muda as coresPara cantar 100 anos de paixãoQue nasce com a primeira bolaDe um jovem descendente alemãoHomenageando a cidade"Coritiba" é sua criaçãoUm grupo de amigos cresceu. Se fortaleceu.E hoje é uma grande naçãoQue grita bem alto feliz orgulhosoCoxa-Branca de coração!
Oh, Glorioso!Na minha vida paixão verdadeiraVestindo com raça seu manto sagradoEstremece o Couto Pereira (Bis)
Por fora um VovôPor dentro um meninoLembrando dos feitos de EvangelinoÉ Fita Azul, Torneio do PovoNo Paraná leva a taça de novoCeleiro de craques, heróis na memóriaDe muitas conquistas no Alto da GlóriaBrilha sua estrela no mundo inteiroÉ Campeão Brasileiro!
Eu quero golFaça chuva ou faça solDe verde e brancoEu vou pintando o país do futebol (Bis)
Os 100 anos de história do Coritiba, que serão completados em outubro de 2009, viraram enredo de escola de samba. A Acadêmicos da Realeza, atual campeã do desfile do carnaval de rua de Curitiba, escolheu na noite de quinta-feira (30) o samba "Do Alto da Glória, Para 100 Anos de História" para animar seus integrantes e tentar o bicampeonato na festa popular. "O samba-enredo desse ano é a cara da escola, para cima e animado", explicou Paulo Roberto Scheunemann, presidente da escola, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
Alex Souza, Márcio Mania e Panelão são os compositores da música vencedora do concurso realizado entre a comunidade. "Escolhemos o enredo em agosto e fizemos uma sinopse da história do clube. A partir dali os compositores escreveram algumas letras e durante a festa o povo escolheu os vencedores", explicou.
Scheunemann revelou ainda que a escolha do Coritiba como homenageado provocou um verdadeiro racha entre os diretores da escola, mas que aos poucos o pessoal foi se acostumando com a idéia.
"A diretoria da Realeza é bem dividida nas opções clubísticas. A gente optou pelo bom senso e por aproveitar uma chance única de homenagear um patrimônio cultural do estado", afirmou o presidente, que preferiu ficar de fora desta "briga". "Eu sou Inter", diverte-se.
Hoje, passado o impacto da notícia inicial, a maioria aprovou a idéia. "Assim como tivemos respostas negativas, tivemos muitas positivas. É como se falássemos de qualquer enredo. Estamos homenageando o Coritiba, não formando uma torcida organizada", contou, acreditando que os torcedores de outros times que integram a comunidade da escola também vão se divertir. "Estamos preparando a ala Parabéns para você, que vai ser aberta para torcedores inteligentes de outros times que quiserem homenagear o Coxa".
A escolha do Coritiba como homenageado vai servir, segundo Scheunemann, para aproximar as pessoas ainda mais do carnaval curitibano. "Por conta desse enredo, muitos vão ver o carnaval no ano que vem. Tantos os coxas, como os atleticanos e paranistas, que ficarão curiosos em ver como será a homenagem".
Produção acelerada
Paulo Scheunemann comemora o adiantamento do calendário de preparação feito pela Fundação Cultural de Curitiba. Segundo ele, as escolas já começaram a produzir o desfile com três meses de antecedência, quando o normal é começar faltando apenas 30 dias. Atual campeã do carnaval de Curitiba ao homenagear a gastronomia, a escola acredita no bicampeonato: "Assim como o Coritiba, vamos lutar pelo bi ano que vem".
A produção das fantasias já começou. "O nosso carnavalesco já foi até São Paulo para fazer pesquisas e comprar materiais. As roupas, figurinos e alegorias já começaram a ser produzidas. Está tudo bem adiantado", disse Scheunemann, convidando os interessados em participar dos ensaios da escola. "Toda terça e quinta daqui até o carnaval faremos ensaios. Acredito que a torcida vai comparecer e em breve a música será cantada até nas arquibancadas", empolga-se.
Os ensaios serão no Espaço Callas, Rua Piquiri, 275 bairro Rebouças, em Curitiba. Informações pelo fone (41)3333-3028.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia