O centenário do Coritiba ficará marcado pela festa da torcida, mas não por títulos. Situação comum a boa parte dos clubes brasileiros que já comemoraram 100 anos.
A lista abaixo traz cinco centenários marcantes do futebol no país e apenas uma exceção à regra.
5 - Ponte Preta
A Macaca até teve um centenário honroso, em 2000, com o sétimo lugar na primeira fase da Copa João Havelange e uma boa campanha no Paulista. Duro foi completar um século de existência sem uma única taça importante no armário.
4 - Bangu
Enquanto foi financiado pelo bicheiro Castor de Andrade, o Bangu posou de sensação carioca. Decidiu o Estadual de 1984, foi vice do Coritiba no Brasileiro do ano seguinte. A chegada aos 100 anos, em 2004, foi melancólica. Rebaixado no Campeonato Carioca, o clube ficou sem calendário e em graves dificuldades financeiras de abril a dezembro do ano "festivo".
3 - Internacional
A forma arrasadora como o clube venceu o Gauchão fez a torcida pressentir um centenário glorioso. Não foi. O time perdeu a final da Copa do Brasil em casa e vê de binóculo o Palmeiras, líder do Brasileiro 2009.
2 - Vasco
Enfim, um centenário marcado por uma grande conquista. O clube de São Januário coroou o 100º aniversário, em 1998, com o título da Libertadores.
1 - Flamengo (foto)
"Pior ataque do mundo/ pior ataque do mundo/ Para um pouquinho, descansa um pouquinho/ Sávio, Romário e Edmundo". O versinho inspirado no jingle de uma companhia aérea resume bem o que foi o centenário do Flamengo, em 1995, transformando em pesadelo o ataque dos sonhos.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia