A cerimônia de abertura dos Jogos Pan-americanos é no dia 13 de julho, mas na tarde desta segunda-feira, o clima do Pan começou a ganhar ainda mais força. Afinal, a chama Pan-americana foi acesa nas Pirâmides de Teotihuacán, no México. A Chama Pan-americana, que segue o mesmo conceito da Chama Olímpica, é única, mantida acesa dentro de uma lanterna durante todo o tempo. A partir do fogo da Chama é que são acesas as tochas durante o Revezamento.
O evento de Acendimento da Chama Pan-americana seguiu uma representação artística semelhante aos rituais pré-hispânicos de acendimento do fogo. Três atores friccionaram pedaços de madeira que deram origem à primeira faísca, acendendo o fogo. Ainda seguindo o ritual da época, o fogo foi colocado dentro de um vaso de onde foi acesa uma Tocha simbólica. A Tocha foi entregue ao governador da Cidade do México, Henrique Peña Nieto, e, em seguida, passou pelas mãos do Presidente da Organização Desportiva Pan-americana (ODEPA), Mario Vázquez Raña; do Prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia; do Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman e, finalmente, para o atleta mexicano Juan Carril, que correu entre as pirâmides simbolizando a ida da Tocha para o Brasil.
A Cerimônia contou também com a presença do Secretário de Gestão para as Ações Governamentais do Rio 2007 do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; Secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; Secretário Municipal Especial do Rio 2007, Ruy Cezar; do representante do Comitê Olímpico Internacional Gunnar Ericsson; do presidente e do vice-presidente da Samsung, Jong Won Parker e José Roberto Campos, respectivamente; do Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório; do Gerente-Geral de Marketing do CO-RIO, Leonardo Gryner; e dos atletas Bernard Rajzman (Voleibol), Giovane Gávio (Voleibol) e Rogério Sampaio (Judô) e Djan Madruga Natação representando os atletas brasileiros.
Embaixadores da Tocha
O Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) selecionou um grupo de atletas e ex-atletas Olímpicos e Pan-americanos para atuarem como Embaixadores do Revezamento da Tocha Pan-americana Rio 2007. A missão é representar o CO-RIO e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nas localidades por onde a Tocha irá passar. Cada embaixador acompanhará um trecho do Revezamento. Alguns nomes já foram definidos pelo CO-RIO: Acelino Popó Freitas (Boxe); Agberto Guimarães (Atletismo); Bernard (Voleibol); Ciro Delgado (Natação); Hortência (Basquetebol); Marcelo Ferreira (Vela); Paulão (Vôlei); Robson Caetano (Atletismo); Rogério Sampaio (Judô).
Na terça-feira, a Chama Pan-americana chega ao Brasil mais precisamente em Porto Seguro (BA), onde o Cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a "Aldeia Mãe" do País, Tururi, fará uma bênção indígena à Tocha. Em seguida, a Chama segue para Santa Cruz Cabrália, onde acende a primeira Tocha Pan-americana, dando início ao Revezamento. E quem será o primeiro condutor será o ex-atleta Wilson Gomes Carneiro, de 77 anos, primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos.
O ex-jogador de vôlei, Giovane Gavio será o segundo a conduzir a Tocha Pan-americana Rio 2007. No total, cerca de três mil pessoas vão participar do Revezamento da Tocha Pan-americana.Os condutores estão sendo selecionados pelas cidades-anfitriãs e pelos patrocinadores em comum acordo com CO-RIO.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia