Dois times que começaram a temporada sonhando em fazer um bom papel na Liga dos Campeões, a principal competição europeia, lutarão hoje, a partir das 15h45 (de Brasília), por um prêmio de consolação na final da Liga Europa que será disputada em Amsterdã, na Holanda. O Chelsea vai em busca de seu segundo título continental seguido (na temporada passada venceu a Champions) e o Benfica tentará quebrar um jejum de 51 anos sem levantar uma taça em torneio europeu.
Os dois finalistas terminaram em terceiro lugar em seus grupos na Liga dos Campeões e foram "rebaixados" para a Liga Europa. Nas fases eliminatórias, foram passando sem dificuldades até chegarem às semifinais, quando o Chelsea eliminou o Basel, da Suíça, e o Benfica passou pelo Fenerbahçe, da Turquia.
Do lado inglês, o técnico Rafa Benítez confirmou que o meia belga Eden Hazard, lesionado. não joga. Apesar do problema, o time esbanja otimismo. "Quando eu era jovem, sonhava jogar por um grande clube, agora tenho a oportunidade", disse o zagueiro David Luiz. "Eu sonhava disputar grandes jogos, agora tenho uma outra oportunidade. Eu sonhava jogar uma final. Agora eu tenho uma outra oportunidade e estou muito feliz com isso", completou.
No Benfica, o técnico Jorge Jesus não terá desfalques. O treinador só está preocupado com o astral do elenco, abalado pela derrota para o arquirrival Porto, no fim de semana. O revés pode ter custado o título nacional. Capitão, o zagueiro Luisão falou do momento da equipe. "Temos muita confiança no nosso trabalho e estamos focados na final."