O Chile derrotou a Argentina por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Santiago, pela 10.ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2010. O resultado deixou chilenos e argentinos com 16 pontos, dentro da zona de classificação ao Mundial da África do Sul.
Jogando em casa, o Chile tomou a iniciativa do jogo. Logo aos 2 minutos, o volante Beausejour tentou cruzamento pela esquerda e quase marcou no ângulo direito do goleiro Carrizo, que espalmou para escanteio. Na defesa, os chilenos seguravam os contra-ataques coordenados por Messi, visando Agüero e Milito.
Enquanto a Argentina, sem Riquelme e Tevez, tentava surpreender, o time da casa pressionava. Aos 22, Contreras perdeu uma boa chance. Sem marcação e de frente para o gol, ele cabeceou por cima do travessão. A movimentação freqüente na área argentina, inclusive, resultou numa jogada perigosa entre Burdisso e González pouco antes, aos 15. O argentino ficou desacordado com o choque pelo alto e ambos jogadores deixaram o jogo de maca. A partida ficou paralisada por cerca de cinco minutos.
As insistentes tentativas chilenas pela direita foram premiadas aos 35. Depois de quase marcar em boa cobrança de falta, Orellana aproveitou cruzamento de Medel, da linha de fundo, e livre de marcação, finalizou no canto direito de Carrizo: 1 a 0.
Depois de um primeiro tempo fraco no setor ofensivo, a Argentina voltou com um ataque diferente. Bergessio entrou no lugar de Milito para fazer dupla com Agüero. Mas foi o Chile que atacou com mais perigo e esteve mais perto de alterar o placar. Aos 16, em eficiente jogada pela esquerda, Carmona chutou cruzado, o goleiro espalmou, Fernández finalizou novamente da entrada da área e, na linha, o zagueiro Daniel Días desviou a bola.
Do outro lado, os argentinos desperdiçavam as criações de Messi. Após cruzamento de Bergessio, Agüero furou na pequena área. Outro lance de perigo da Argentina só pôde ser conferido aos 35. O atacante do Barcelona entrou na área, deu belo drible no zagueiro, mas foi contido pela sólida defesa chilena. Sem um ataque eficiente, os argentinos não balançaram as redes, definindo a segunda derrota na competição.
A próxima rodada das Eliminatórias será realizada somente em março de 2009. Ainda sem definir a data exata, a Argentina enfrentará a Venezuela, em casa, no dia 28 ou 29. O Chile viaja para Lima, onde jogará contra o Peru.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas