Em uma prova marcada pela ausência das principais favoritas, a chinesa Xue Bai conquistou a medalha de ouro na maratona do Mundial de Berlim, neste domingo. Ela cruzou a linha de chegada, no Portão de Brandemburgo, com o tempo de 2h25min15s, em um disputado final de corrida.
Xue Bai foi seguida de perto pela japonesa Yoshimi Ozaki, que marcou 2h25min25s. Ozaki acompanhou Bai até o último quilômetro, quando viu a adversária abrir vantagem e chegar na frente com 10 segundos de vantagem.
A disputa pelo bronze também foi apertada. A etíope Aselefech Mergia faturou a medalha ao completar a prova em 2h25min32s, depois de ser ameaçada pela chinesa Chunxiu Zhou, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e prata no Mundial de Osaka, em 2007. Zhou, que registrou 2h26min08s, chegou a emparelhar na briga pelo terceiro lugar, mas Mergia disparou nos momentos finais da prova.
O Brasil teve duas representantes na maratona. Adriana Aparecida da Silva cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h40min54s, na 43.ª colocação. Já Maria Zeferina Baldaia não completou a prova.
A maratona do Mundial foi marcada pelas ausências de algumas favoritas. Recordista mundial, a britânica Paula Radcliffe não participou por causa de problemas físicos durante a preparação. Também ficaram de fora as duas corredoras mais rápidas do ano, a alemã Irina Mikitenko e a britânica Mara Yamauchi, além da campeã olímpica Constantina Dita, da Romênia.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia