Antes mesmo da confirmação de que Curitiba será uma das subsedes da Copa do Mundo de 2014, algumas cidades do interior do Paraná demonstraram interesse em fazer parte do evento. Se não podem receber jogos, elas querem hospedar seleções e ter a oportunidade de divulgar o município para o mundo todo. Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Paranaguá já demonstraram interesse.
Em linhas gerais, a maioria dos municípios não irá receber investimentos do chamado PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa e caberá a cada prefeito conseguir recursos para atrair os visitantes. "As cidades que tiverem interesse terão que se mexer a partir de agora. Vamos trabalhar nos bastidores para tentar trazer essas seleções para cá, mas cada cidade tem que fazer a sua parte", disse o vice-governador Orlando Pessuti, em entrevista por telefone, direto das Bahamas, à Gazeta do Povo.
Para Pessuti, o estado todo tem a ganhar com a vinda da Copa para o Paraná. "É muito importante que todos queiram participar com vontade e intensidade daqui para frente. As cidades interessadas precisam se organizar e apresentar propostas para podermos dar apoio e encaminhá-los à Fifa. Teremos o mesmo empenho que tivemos para trazer jogos para Curitiba". De acordo com Pessuti, até cidades de Santa Catarina, como Blumenau e Joinville, já manifestaram interesse em hospedar seleções.
O PAC da Copa já prevê investimentos de melhorias em algumas estradas, aeroportos e infraestrutura portuária. Para Foz do Iguaçu estão previstas reformas na Rodovia das Cataratas (BR-469) e no Aeroporto Internacional, com ampliação da pista, revitalização do terminal de passageiros e construção de "fingers" (pontes de embarque com acesso direto às aeronaves).
O vice-prefeito de Paranaguá, Fabiano Vicente Elias, esteve em Curitiba para prestigiar o anúncio oficial. Ele acredita no potencial da cidade para vencer outras concorrentes à pretensão de hospedar seleções. "A cidade possui um estádio novo adequado às exigências, e um time de futebol da primeira divisão (Rio Branco) que estará festejando seu centenário durante a Copa 2014, bem como toda a estrutura para receber muito bem seleções e os turistas que virão", disse, em comunicado enviado à imprensa.