• Carregando...
Goleiro Vanderlei em treino do Coritiba: Alviverde precisa vencer o Santos para não depender de outros resultados na fuga contra a ZR | André Rodrigues / Gazeta do Povo
Goleiro Vanderlei em treino do Coritiba: Alviverde precisa vencer o Santos para não depender de outros resultados na fuga contra a ZR| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Após ser líder do Campeonato Brasileiro no começo da disputa, o Coritiba corre risco de terminar a 27ª rodada pela primeira vez na zona do rebaixamento. Para isso não acontecer, o Coxa precisa vencer o Santos quarta-feira, no Couto Pereira, às 19h30, ou, diante de uma derrota, precisa torcer por dois resultados: vitória do Fluminense sobre o Vasco e do líder Cruzeiro diante do São Paulo.

Além do resultado imediato, o técnico Péricles Chamusca e o elenco ainda têm uma série de desafios para se distanciar da ZR e voltar a subir na tabela. Confira alguns deles:

1- Pressão da torcidaA equipe alviverde precisará ter tranquilidade para conviver com a pressão da torcida no Couto Pereira. Após três derrotas seguidas, sendo a última para o maior rival, os torcedores do Coritiba cobram uma reação imediata. A lembrança do rebaixamento de 2009 ainda está tão viva e foi mencionada em uma pichação no Estádio Couto Pereira semana passada, após derrota em casa para o Flamengo.

2- O ataque funcionarSem o atacante Deivid desde o dia 14 de agosto, quando enfrentou a Portuguesa, o ataque coxa-branca tem sido o calcanhar de áquiles da equipe. Desde então, em 12 partidas, somente um dos atacantes da equipe marcou gol - Júlio César, diante do Criciúma e no clássico com o Atlético, no último domingo. Bill, Geraldo, Vitor Júnior, Keirrison, entre outros, ainda estão devendo.

3- A volta do futebol de AlexO Coxa já demonstrou diversas vezes neste Brasileiro que é dependente do meia Alex. Além de ser o artilheiro do time no campeonato, com 10 gols (mais do que todos os atacantes juntos), a estrela da equipe ainda é essencial nas assistências e na liderança. Entretanto, o camisa 10 não teve o mesmo rendimento nas últimas partidas em que atuou. Além disso, uma lesão no pé o tirou do Atletiba de domingo. Há possibilidade de o craque retornar contra o Santos.

4- Recuperar a autoestimaLevantar a moral da equipe foi a principal missão que o técnico Péricles Chamusca detectou assim que chegou ao Coritiba. Alguns jogadores têm nitidamente sentido a péssima fase da equipe, o que tem influenciado nos resultados. Um exemplo é o atacante Bill, que já discutiu com torcedores e, dentro de campo, tem decepcionado - marcou apenas um gol desde que retornou ao clube, em julho.

5- Não tropeçar em jogos bobosQuando estava no topo da tabela, no primeiro turno, o Coritiba já havia tropeçado diante de equipes que naquele momento estavam piores, como o Vasco em pleno Couto Pereira. No segundo turno, os tropeços continuaram recorrentes. O Coxa foi derrotado pelo lanterna Náutico, em uma de suas piores partidas no campeonato. Além disso, perdeu para o Flamengo em casa, que também luta para não entrar na ZR.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]