As últimas cinco vagas para a Copa do Mundo da Alemanha, das quais três ficarão com países da Europa, serão conhecidas nesta quarta-feira. Às 17h15m (horário de Brasília), a favorita Espanha enfrenta a Eslováquia em Bratislava podendo perder por três gols de diferença ou até quatro, desde que marque pelo menos duas vezes - no jogo de ida, em Madrid, a Fúria goleou por 5 a 1.
Além de Espanha e Eslováquia, as outras duas vagas de seleções da Europa serão disputadas por República Tcheca x Noruega, às 17h15m, em Praga, e Turquia x Suiça, às 16h15m, em Istambul. Fora da Europa, os jogos são Bahrein x Trinidad e Tobago, às 14h, em Manama, e Austrália x Uruguai, às 7h, em Sydney.
Pelo regulamento da repescagem das Eliminatórias, o gol marcado fora de casa tem valor dobrado para efeito de desempate. Por isso, a goleada espanhola no último sábado deixou o país confiante na classificação nesta quarta. Para tirar a Espanha da Copa, os eslovacos precisam vencer por 4 a 0 - se devolver o 5 a 1, o jogo irá para a prorrogação e, se preciso, para os pênaltis.
Mas o atacante Raúl, capitão da Espanha, já está pensando no Mundial de 2006.
- Esperamos ganhar a classificação e começar a sonhar. Iremos ao Mundial para vencer, não vamos de férias - diz ele.
Em Praga, a República Tcheca joga pelo empate, depois de ter vencido a Noruega por 1 a 0 na casa do adversário. A Turquia também estará diante da sua torcida nesta quarta-feira, mas sua tarefa é mais difícil que a dos tchecos. Por ter perdido na Suíça por 2 a 0, os turcos terão de pelo menos devolver o placar para levar a partida à prorrogação.
Na repescagem continental entre Bahrein (quinto colocado da Ásia) e Trinidad e Tobago (quarto da Concacaf), a vaga será de quem vencer, já que o primeiro jogo terminou 1 a 1. Mas a seleção do Oriente Médio leva vantagem. Por ter marcado na casa do adversário, Bahrein precisará apenas segurar o 0 a 0 para ir pela primeira vez à Copa do Mundo. Qualquer igualdade a partir de 2 a 2 dá a vaga a Trinidad e Tobago, que também nunca foi a um Mundial.