Mesmo com a expectativa de chuvas fortes no fim de semana, cerca de 120 atletas caem nas águas do balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná para as disputas da 7ª etapa do Circuito Paranaense Open de Bodyboard. As baterias classificatórias acontecem no sábado (18), das 9h às 16h, e as finais serão disputadas no domingo (19), a partir das 8h.
Serão disputadas provas nas categorias open masculino e feminino (para amadores e profissionais), júnior masculino e feminino (até 18 anos), mirim masculino (até 16 anos) e local, para ambos os sexos. A etapa deste fim de semana será a antepenúltima do campeonato, que se encerra em meados de dezembro.
A competição conta pontos para o ranking estadual do esporte, hoje liderado por Sanderson Oliveira no masculino e Guta Borges no feminino da open. Giovane Ferreira e Thiago Ribas aparecem logo em seguida no masculino e Pérola de Souza e Maria Alice Sabóia Baggio no feminino.
Baterias mesmo que chova
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, tanto no sábado, quanto no domingo, há previsão de chuva. "Conversamos com o pessoal lá de baixo e hoje está só nublado. A previsão é de 99% de chances de chuva, mas não se sabe em que momento do dia vai acontecer. De qualquer forma vamos realizar a etapa. Só deixaríamos de fazê-la se houvesse muito vento e alertas de ressaca", explicou o presidente da Federação Paranaense de Bodyboard, Stéfano Triska, à Gazeta do Povo Online.
Para o organizador do campeonato, o nível da competição está ficando cada vez mais alto. "Temos recebido alguns atletas de fora e neste fim de semana o atual campeão do Circuito Europeu 2007, Éder Luciano, estará junto com uma delegação de Santa Catarina, que virá com 25 atletas. Atletas de fora trazem novos jeitos de competir e agregam para nossos atletas", explicou.
A expectativa da Federação é que aproximadamente duas mil pessoas acompanhem os dois dias de disputas. Aos poucos o público tem aumentado. "Estamos começando a fortalecer o esporte. Nossos problemas ainda são a falta de patrocínios e até apoio da Confederação. Encontramos dificuldades para conseguir uma visibilidade maior por esses problemas".
Eventos casados para atrair o público
Para tentar aumentar o interesse pelo esporte, eventos casados estão sendo realizados simultaneamente. "Estamos realizando um curso de árbitros e ações com as prefeituras locais para a inclusão de crianças no esporte. Neste fim de semana teremos mais edição da Maratona Ecológica", disse Triska. Este projeto, chamado "Nossa Praia é Limpeza", tenta conscientizar crianças e moradores locais para a preservação e conservação das praias limpas.
Equipes competirão para ver quem consegue juntar mais lixo reciclável. "Estamos fazendo essa corrida ecológica com o pessoal da Força verde Mirim. Damos palestra sobre a importância da preservação e queremos formar guardiões da limpeza nas praias", conclui Triska.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
Barroso defende despesa do Judiciário e OAB se queixa de restrição a sustentações orais
DeepSeek reacende alerta sobre coleta de dados por IA, e especialistas cobram fiscalização
Governo e oposição se unem em festa por Hugo Motta; assista ao Sem Rodeios
Deixe sua opinião