Colônia Depois do vexame no Mundial passado, a França garantiu a classificação às oitavas-de-final da Copa da Alemanha ao ganhar de Togo por 2 a 0, ontem, em Colônia, pela última rodada do grupo G. Os "Bleus" acabaram com o jejum de oito anos sem vitórias em Mundiais o último triunfo havia sido diante do Brasil, na final de 1998. Com o resultado, todos os campeões mundiais presentes na Copa seguem vivos na competição.
O time do técnico Raymond Domenech terminou na segunda colocação da chave, com cinco pontos, e vai enfrentar na segunda fase a Espanha, terça-feira, em Hannover.
O zagueiro Thuram completou 117 partidas pela seleção e se tornou o jogador que mais vezes vestiu a camisa da francesa. Ele superou o também defensor Desailly (116). Já o meia Zidane completou 34 anos, mas não pôde comemorar o aniversário em campo porque cumpriu suspensão automática por ter recebido dois cartões amarelos nas rodadas anteriores.
O treinador Domenech, alterou o sistema ofensivo, colocando David Trezeguet para atuar ao lado de Thierry Henry. A dupla teve boa movimentação na primeira etapa, exigindo muito do goleiro togolês Kossi Agassa, que fez excelentes defesas.
Aos 21 do primeiro tempo, o atacante Trezeguet perdeu grande chance ao chutar, sozinho, em cima de Agassa. Mas a melhor oportunidade da França ainda estava por vir. Aos 29, Ribéry, de frente para a meta, isolou ao mandar a bola para a torcida. O goleiro francês Fabien Barthez teve pouco trabalho durante a partida.
Após o intervalo, a seleção francesa conseguiu abrir o marcador aos 10 minutos da etapa complementar. Em boa jogada de Ribéry, o meia deixou Patrick Vieira sozinho na área. O volante dominou, girou e chutou no ângulo esquerdo de Agassa. O camisa 4 também fez aniversário ontem (30 anos). Os campeões mundiais em 1998 ampliaram cinco minutos depois. Após cruzamento de Sagnol, Vieira tocou de cabeça para Henry, que bateu sem chances para o goleiro togolês.
Em Colônia
Togo 0Agassa; Tchangai, Nibombé, Abalo e Salifou; Forson; Aziawonou, Senaya e Touré-Maman (Olufade); Adebayor (Dossevi) e Kader. Técnico: Otto Pfister.
França 2Barthez; Sagnol, Gallas, Thuram e Silvestre; Makelele, Vieira (Diarra), Malouda (Wiltord) e Ribéry (Govou); Trezeguet e Henry. Técnico: Raymond Domenech.
Estádio: Rhein Energie. Árbitro: Jorge Larrionda (URUi). Gols: Vieira, aos 10, Henry, aos 15 minutos do 2.° tempo.Amarelos: Makelele (F); Salifou, Aziawonou e Maman(T).