A possibilidade de o G6 do Brasileirão virar G9 segue viva após a rodada decisiva da última quarta-feira (20) na Libertadores e Sul-Americana. Flamengo e Grêmio – os dois atualmente no G6 – se classificaram nos torneios continentais que disputam e fortalecem as chances de surgirem vagas extras para a Liberta de 2018 via Série A.
O Grêmio garantiu vaga na semi da atual Libertadores depois de eliminar o Botafogo. Na Sul-Americana, o Flamengo passou para as quartas de final deixar para trás a Chapecoense.
O G9 ficaria ainda mais viável não fossem as quedas de Santos e Corinthians nas disputas sul-americanas. O Peixe perdeu em casa para o Barcelona-EQU na Libertandores, enquanto o Timão parou no Racing, da Argentina, na Sul-Americana.
A ampliação das vagas na Libertadores-2018 depende também da Copa do Brasil, que terá a final entre Flamengo e Cruzeiro (duas equipes no G6), no próximo dia 27.
Como o G6 vai virar G9?
O título de cada um destes três torneios (Libertadores, Copa do Brasil e Sul-Americana) garante automaticamente vaga na Libertadores do ano seguinte. Logo, se um time que já estiver no G6 da Série A for um dos campeões destas disputas, abre uma vaga a mais no zona de acesso via Brasileirão.
Sendo assim, se três times diferentes, que já estiverem no G6, ganharem os três torneios, o G6 se transformará em G9.
Se um mesmo time ganhar dois campeonatos (Fla campeão da Sul-Americana e Copa do Brasil, por exemplo), abre-se uma vaga automática no Brasileirão
Bagunça na reta final do Brasileiro
A situação pode inclusive bagunçar a Série A em suas rodadas finais e até mesmo após seu término. A última rodada do Campeonato Brasileiro será 3 de dezembro. A final da Sula, por sua vez, será em 13 de dezembro, após o término do Nacional, podendo modificar a competição depois de finalizada.
Já a final da Libertadores está marcada para 29 de novembro, entre a 37.ª e 38.ª rodadas do Brasileirão.
Deixe sua opinião