Rio O nadador Clodoaldo Silva sofreu ontem a sua primeira derrota nos Jogos Parapan-Americanos do Rio, ao chegar em segundo lugar na prova dos 50 metros costa classe S4, no Parque Aquático Maria Lenk. Mas a medalha de prata não foi suficiente para ofuscar a conquista de seu quinto ouro, logo depois, na prova dos 50 metros peito.
O insucesso de Clodoaldo nos 50 metros costas era previsível. Até porque, o brasileiro não treina para esta disputa e, das sete provas que nadou na Paraolimpíada de Atenas, em 2004, esta foi a única em que não obteve medalha. Ontem, ele ainda teve um forte oponente, o mexicano Juan Reyes, que é recordista mundial e baixou sua marca de 45s28 para 45s11.
"Recebo esta prata com muita alegria porque consegui baixar meus tempos. Não tem como eu não ficar feliz", afirmou Clodoaldo.
Mas o retorno às vitórias veio ontem mesmo, na prova dos 50 metros peito. Pela manhã, durante as eliminatórias, ele já havia estabelecido um novo recorde parapan-americano, com 54s03. E à tarde, na final, repetiu a boa atuação, assegurou o primeiro lugar e ainda melhorou a marca: 52s86.
"Estou cansado, mas ao cair na água penso sempre que estou concorrendo contra o Clodoaldo e quero melhorar minhas marcas", afirmou o nadador brasileiro.
No total, Clodoaldo já tem cinco medalhas de ouro (50 m livre, 50 m borboleta, 50 m peito, 150 m medley e 200 m livre) e uma de prata (50 m costas). Hoje, no último dia de disputas da natação no Parapan, ele nadará duas provas: os 100 metros livre e o revezamento 4x50 metros medley.
Mais um
Uma nova marca parapan-americana também foi estabelecida por outro brasileiro ontem. Daniel Dias nadou os 50 metros peito, na categoria S5, em 37s08, e melhorou em 46 décimos o recorde anterior, faturando a medalha de ouro.
"Estou muito feliz com tudo o que acontece. Tenho só 19 anos e sei que posso crescer ainda mais", festejou Daniel.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião