Se na pesquisa no Vasco o Globoesporte.com encontrou mais seis gols para o Baixinho, no PSV o saldo de Romário é negativo. O atacante tem oficialmente 165 gols pelo clube holandês e, não, 174 como está em sua lista.

CARREGANDO :)

O número de 165 gols é o considerado oficial pelo PSV segundo o assessor de imprensa do clube holandês, Pedro Salazar Hewitt. O clube divide os gols do Baixinho em quatro categorias: Campeonato Holandês (98 gols), Copa da Holanda (14), Competições Européias (15) e amistosos (38). O PSV passou, inclusive, a disponibilizar a estatística de Romário em seu site oficial.

Comparando os dados oficiais do PSV com a lista de Romário, o Globoesporte.com encontrou a diferença de nove gols. São quatro amistosos que o Baixinho alega ter participado e marcado nove gols, mas que não estão nos dados do clube holandês.

Publicidade

Os gols não-oficiais

Os dois primeiros jogos foram em 1989. Pela lista de Romário, o PSV enfrentou o Malines (BEL), nos dias 31 de janeiro e em 4 de fevereiro por um Torneio da Bélgica. O PSV teria vencido os dois jogos pelo mesmo placar: 3 a 1. E Romário teria marcado três gols na primeira partida e dois na segunda.

Pelo PSV esses dois jogos não existiram oficialmente. Mas podem ter sido jogos-treino. É que o PSV disputou a final da Supercopa da Europa contra o Mechelen (BEL), nos dias 1 e 8 de fevereiro de 1989. E Malines e Mechelen são clubes da mesma cidade. Malines é menos tradicional, esteve apenas quatro vezes na primeira divisão. Já o Mechelen é mais tradicional, já foi campeão belga.

Os outros dois jogos são em 1992, nos dias 29 e 30 de agosto, durante a pré-temporada. Segundo a lista de Romário, o PSV teria vencido por 2 a 0 o Valencia (ESP) e empatado em 2 a 2 com o Barcelona (ESP). Os jogos seriam válidos pelo Torneio de Valência. Romário teria marcado os quatro gols do PSV.

Mas o clube holandês também não tem em seus arquivos tais partidas. Nos documentos oficiais do PSV, o clube disputou o Torneio Ramon de Caranza nos dias 27 e 29 de agosto de 1992. Enfrentou o Real Madrid e o Cadiz. O jogo contra o Cadiz foi no dia 29, o mesmo que na lista de Romário o PSV teria enfrentado o Valencia e marcado dois gols.

Publicidade

Não há nos registros do Barcelona (ESP) qualquer partida contra o PSV no dia 30 de agosto de 1992. Pelos dados oficiais do clube espanhol, houve duelos contra o Mallorca no dia 29 e contra o Zaragoza, no dia 31 de agosto.