As federações do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão se mobilizando para reeditar a Copa Sul torneio que surgiu em 1999 e, nos três anos seguintes, foi disputada como Sul-Minas. Segunda-feira, os presidentes das três federações se reunirão na entidade catarinense, em Camboriú, para formatar o calendário a ser encaminhado para aprovação da CBF. A intenção é criar um campeonato mais forte do que os estaduais, que possibilite não apenas mais renda, mas também uma avaliação melhor das equipes antes do Brasileiro.
A Copa Sul seria encaixada no intervalo entre os estaduais e o Brasileiro. "Precisamos adaptar as datas dos campeonatos estaduais para que os três terminem juntos", informou o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Onaireves Moura. A competição teria 12 equipes, os quatro primeiros de cada estadual.
A possibilidade de retornar à disputa regional surgiu durante uma reunião entre os presidentes das federações catarinense, gaúcha e pernambucana na Alemanha, na Copa do Mundo. Além das federações do Sul, as nordestinas também estão se preparando para reeditar a disputa regional por lá.
Segundo o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim Peixoto Filho, o torneio só sai do papel se houver apoio da televisão. "Além da CBF, vamos encaminhar um plano também para aprovação da tevê. Se não houver acordo com a televisão, a Copa Sul não sai", afirmou.
Os três clubes de Curitiba aprovam a decisão. O argumento é de que jogando contra equipes mais fortes do que as do interior, Atlético, Coritiba e Paraná teriam mais retorno tanto do dinheiro da tevê, como da própria bilheteria. Bem como uma análise melhor sobre a necessidade de reforços para o Brasileiro.
"A Sul-Minas já não deveria ter acabado, pois era rentável. Torneio regional, com equipes fortes, é muito mais rentável do que o Paranaense, que é deficitário", argumenta o presidente do Coxa, Giovani Gionédis.
O presidente do Atlético, João Augusto Fleury, ainda não sabia ontem da reunião entre os presidentes das federações. Mesmo assim, apóia a iniciativa. "No ano passado o Atlético já havia feito um pedido formal ao presidente Onaireves para que as três federações se mobilizassem para isso", alega.
José Carlos de Miranda, presidente do Paraná, também é favorável. Ele diz já ter conversado com os colegas dos três principais clubes gaúchos, Inter, Grêmio e Juventude. "Todos estão fechados no sentido de reeditar a Copa Sul", afirma.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião