Os clubes profissionais do Peru Universitario de Deportes, Alianza Lima e Sporting Cristal se comprometeram a trabalhar juntos pela saída de Manuel Burga da presidência da Federação Peruana de Futebol. Burga foi nomeado pelo governo peruano ao cargo, o que é proibido pela Fifa. Como punição, a entidade máxima do futebol tiraria os times peruanos das competições internacionais, e a seleção do país também não atuaria nas eliminatórias e na Copa do Mundo de 2010, caso se classifique.
O comandante do Instituto Peruano de Esportes, Arturo Woodman, irá enviar um pedido para a Fifa tentando evitar a suspensão do Peru.
"Dos 10 clubes que estiveram reunidos, três deles se comprometeram a trabalhar para mudar o comando da Federação Peruana de Futebol. Esperamos que esse pedido seja acatado por Woodman, para que ele firme de vez este documento que deve ser enviado para a Fifa nas próximas horas", afirma Noli, presidente da Comissão de Esportes do Universitario.
Noli entende que somente com o apoio dos clubes do Peru será possível a saída de Burga do cargo. Assim, os peruanos evitariam qualquer tipo de punição.
"Se Woodman enviar este documento, a Fifa poderá ampliar para 30 dias o prazo para solucionarmos o problema", diz.
O dirigente do Universitario espera que Woodman evite uma desfiliação da Fifa. Para ele, seria uma catástrofe.
"O Universitario perderia meio milhão de dólares (cerca de R$ 1,2 milhão) por não jogar a Taça Libertadores. Seria lamentável", informa.
Brasileiros se movimentam
Nesta segunda-feira (24), a Conmebol decidirá o futuro das três vagas peruanas na Libertadores. Motivados pelo impasse, o presidente do Internacional, Vitorio Piffero, e o assessor de futebol Fernando Carvalho vão a Assunção para acompanhar a reunião do Comitê Executivo. Uma das vagas deve ser do campeão da Sul-Americana deste ano.
A iminente suspensão peruana deflagrou uma corrida à sede da Conmebol. O Fluminense, atual vice-campeão da América, enviará o gerente de futebol, Branco, e o assessor da presidência, Marcelo Penha. O Grêmio também estará presente, por meio do presidente eleito, Duda Kroeff, e do diretor César Pacheco.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião