Os principais candidatos ao título do 34º Troféu José Finkel de Natação se reforçaram com nadadores estrangeiros para a competição, que vai de 6 a 11 de setembro no Clube Internacional de Regatas, em Santos. Pinheiros, Unisanta, Minas Tênis e ainda o Corinthians trouxeram atletas sul-americanos e europeus para o campeonato.
O Pinheiros, que luta pelo tricampeonato do Troféu, investiu no fundista venezuelano Ricardo Monastério, que domina os 1500m livre sul-americano, tanto na piscina curta como na olímpica, desde os Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. A luta contra os cariocas Luiz Lima, recordista brasileiro da prova e Armando Negreiros, que este ano superou as marcas continentais dos 400m e 800m livre em piscina de 25 metros, promete muito.
Das Minas Gerais virá a contratação alemã do Minas Tênis Clube. Trata-se de Marietta Uhle, medalha de ouro no revezamento 4x100m medley, nos Jogos da Amizade - Goodwill Games - de 1998, campeonato em que Fernando Scherer foi a estrela máxima, quebrando recordes sul-americanos dos 50m e 100m livre, ainda em vigor, e tornando-se o melhor nadador do mundo naquela temporada.
A Universidade Santa Cecília - Unisanta - competirá com a dinamarquesa Mette Jacobsen, ex-recordista mundial dos 200m borboleta, e com a argentina Georgina Bardach, velha conhecida do público brasileiro, e maior adversária da pernambucana Joanna Maranhão no estilo medley no continente. Georgina, medalha de bronze olímpica nos 400m medley em Atenas 2004, é a atual recordista sul-americana dos 200m e 400m quatro estilos e ainda dos 200m borboleta, todas nas piscinas de 25 e de 50 metros. Nos 200m borboleta, Georgina duelará com Mette Jacobsen e com a brasileira Monique Ferreira, recordista nacional da prova e também nadadora da Unisanta, correndo por fora.
Já o Corinthians vem com Kristel Kobrich, a jovem chilena recordista sul-americana dos 800m e 1500m livre em piscina olímpica, e Cecília Biagioli, que lutará por medalhas no estilo livre contra as brasileiras Mariana Brochado, Monique Ferreira e Paula Baracho Ribeiro, entre outras. Cecília foi medalha de prata nos 400m, 800m e 1500m livre e de bronze nos 200m, mesmo estilo, no Sul-Americano Absoluto de Maldonado, no Uruguai, no ano passado. Já Kristel, que apareceu nesta mesma competição, terá em seu encalço a recordista brasileira dos 1500m livre, Nayara Ribeiro.
O Flamengo é o clube com mais conquistas no Troféu Finkel, 12 ao todo, sendo oito delas consecutivas. Logo a seguir aparecem Pinheiros, com sete, Minas Tênis, com cinco, e Botafogo, com quatro.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast