Faltando 300 dias para a abertura do Pan-Americano Rio 2007, o povo brasileiro pode ter uma nova participação direta nos rumos do evento. Depois de eleger o nome do mascote Cauê, o Comitê Organizador do Pan (CO-Rio) estuda a possibilidade de fazer um concurso popular para eleger a música-tema do Pan.

CARREGANDO :)

A sugestão que está sendo estudada pelo CO-Rio é inspirada na Olimpíada de Londres, em 2012, que vai promover uma disputa entre bandas de todo o Reino Unido para escolher a música que vai representar os Jogos Olímpicos.

"Esse é mais uma ação que ajuda a envolver o país inteiro com a realização dos Jogos Olímpicos. Dei a sugestão para o Pan, pois acho que daria muito certo aqui, pois o Brasil é um país que tem uma música de muita qualidade", diz o ministro do Esporte do Reino Unido, Richard Cobarn, que está no Brasil para firmar um acordo de cooperação com o governo brasileiro nas áreas esportivas e de inclusão social pelo esporte.

Publicidade

O CO-Rio, que ficou muito satisfeito com o sucesso da eleição do mascote, ouviu a sugestão do político inglês e ficou de estudar o caso.

"É uma boa idéia, que vamos estudar com carinho", diz Carlos Arthur Nuzman, presidente do CO-Rio e do Comitê Olímpico Brasileiro.

Além da escolha do nome do mascote, o Pan-2007 chega à marca de 300 dias para seu início com boas notícias no que diz respeito às obras das instalações mais preocupantes. A última visita da comissão de inspeção da Organização Desportiva Pan-Americana, feita de surpresa, no mês passado, elogiou o que era até então seus principais problemas: a retomada das obras no Maracanãzinho e a evolução das construções no Complexo Esportivo do Autódromo.

Em compensação, a obra na Marina da Glória acabou sendo paralisada por decisão da Justiça. A suspensão se deve a falta de autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que as atividades sejam realizadas, já que o projeto do Parque do Flamengo (que é tombado) pode sofrer modificações. O caso agora é o que mais preocupa no Pan.