Olimpíada de Tóquio foi adiada por causa de coronavírus| Foto: Fabrice Coffrini/AFP
Ouça este conteúdo

A Olimpíada, que estava marcada para o final de julho, foi adiada. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (24) pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, que também confirmou que fez este pedido ao presidente do COI, Thomas Bach. Segundo o ministro japonês, o COI aceitou o pedido de adiamento.

CARREGANDO :)

Pouco depois, o COI publicou uma nota em seu site oficial explicando a tomada de decisão em conjunto com o primeiro ministro do Japão. Segundo o texto, a decisão foi tomada após a pandemia pelo novo coronavírus ter acelerado em boa parte do mundo nos últimos dias. Com isso, a saúde dos atletas e de todos os envolvidos na Olimpíada poderia estar em risco com a realização dos Jogos ainda em 2020.

Já Seiko Hashimoto, ministra japonesa para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, revelou que Shinzo Abe e Thomas Bach discutiram vários temas, entre eles que o nome do evento continuará sendo Tóquio-2020. "Queremos assegurar que os Jogos serão uma vitória contra o coronavírus", disse.

Publicidade

Tempo real: acompanhe as consequências do coronavírus no esporte

Antes, em conversa telefônica, Abe e Bach acertaram o adiamento, que era evitado pelo dirigente olímpico por causa dos gigantescos acordos comerciais que envolvem os Jogos.

Entretanto, falou mais alto a pressão, principalmente dos atletas. Nas últimas semanas, alguns dos principais nomes dos jogos deixaram clara a insatisfação com a posição até então irredutível do COI em não mudar a data da Olimpíada. Por conta das medidas de restrição decretadas por vários governos, a preparação foi prejudicada, quando não interrompida. E também quase 40% das vagas para os Jogos não foram ainda definidas.

O adiamento da Olimpíada completa um ciclo histórico para o esporte mundial. Nunca, nem nos tempos de guerra, houve um cancelamento praticamente completo das atividades esportivas.

Neste momento, estão suspensos quase todos os campeonatos nacionais (com exceção de Belarus), competições internacionais de futebol, a Fórmula 1, os esportes americanos e o UFC. Assim como os Jogos Olímpicos, a Copa América e Euro 2020 foram adiadas para 2021.

Esta é a primeira vez na era moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira (entre 1914 e 1918) e a Segunda (entre 1939 e 1945) Guerras Mundiais, três edições não aconteceram. Em 1944, a Olimpíada deveria ter sido em Londres, na Inglaterra, mas foi realizada apenas quatro anos depois.