A recepção no Aeroporto Internacional Tom Jobim impressionou os integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Segundo o presidente do Comitê do Rio, Carlos Arthur Nuzman, a comitiva considerou a operação de chegada no Rio de Janeiro a melhor até o momento. A cidade é a terceira candidata aos Jogos de 2016 a ser visitada. Os membros do COI já passaram por Chicago e Tóquio, e ainda irão a Madri.
"A operação do aeroporto foi ótima. Eles disseram que foi a melhor operação de chegada que tiveram", disse Nuzman, que foi ao aeroporto na segunda-feira acompanhado pelo governador Sérgio Cabral e pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
Nesta terça, os membros do COI estão participando de reuniões entre eles, sem a presença do Comitê do Rio. Um deles, no entanto, acordou cedo e aproveitou para praticar exercícios. O suíço Gilbert Felli saiu do hotel Copacabana Palace, onde está hospedado, às 6h, para dar uma corrida pela orla. À noite, todos irão a um coquetel no hotel onde estão hospedados.
A partir desta quarta-feira, a comitiva assistirá às apresentações do Comitê do Rio sobre os 17 temas relatados no dossiê de candidatura. Também será a oportunidade dos inspetores tirarem as suas dúvidas sobre cada um dos temas.
"O comitê vai mostrar os detalhes do projeto e a capacidade técnica em todos os temas. Também será a oportunidade de eles sentirem o clima da cidade. Vamos ter um time número 1 para apresentar isso. Ensaiamos bastante para isso e estamos afiadíssimos", disse o secretário-geral do Comitê do Rio, Carlos Osório.
A visita de inspeção serve para o Comitê conferir, na prática, o que foi relatado no dossiê oficial da candidatura, entregue em fevereiro e dividido em 17 temas. A comitiva tem 13 integrantes, entre eles o ex-nadador russo Alexander Popov, dono de quatro ouros olímpicos e seis títulos mundiais. Dos 13 membros, apenas sete votam, mas todos vão trabalhar na elaboração do relatório que será usado como base para a escolha final.
Além das reuniões com autoridades brasileiras nos próximos dias, a comitiva terá nesta sexta-feira, feriado de 1º de maio, o momento mais importante da visita. Neste dia serão feitas as inspeções nas instalações esportivas. Divididos em dois grupos, os integrantes do COI sairão do Copacabana Palace e passarão por sete pontos da cidade.
- COI detecta sete novos casos de doping na Olimpíada de Pequim
- Manifestantes protestam contra Olimpíada de 2016 em Tóquio
- Premiê japonês promete apoio total a Jogos em Tóquio
- Woods e outros golfistas defendem esporte na Olimpíada de 2016
- Tóquio recebe visita de inspetores do COI
- Em Londres, Lula defende Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro
- Rio 2016 escolhe feriado internacional para a visita de inspeção do COI
- Chicago impressiona equipe do COI para Jogos de 2016
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião