O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou nesta sexta-feira (16) ter vendido os direitos de transmissão dos Jogos de Inverno de Vancouver, em 2010, e dos de Verão de Londres, em 2012, para a TV Record por 60 milhões de dólares.
"A TV Record... vai oferecer uma cobertura ampliada dos Jogos Olímpicos por meio de vários canais de TV", disse o COI.
"A organização também vai adquirir os direitos de transmissão dos Jogos em todas as plataformas de mídia, incluindo TV a cabo, satélite, Internet e telefones celulares", afirma o texto.
As receitas com a transmissão e com os novos direitos de mídia para as Olimpíadas de 2010 e 2012 já subiram cerca de 40 por cento na comparação com o pacote dos dois Jogos anteriores, e terá um excedente de 3 bilhões de dólares, segundo o COI.
O COI recebeu cerca de 2,5 bilhões de dólares em direitos de transmissão para os Jogos de Inverno de Turim, em 2006, e para os Jogos de Verão de Pequim, no ano que vem.
A maior parte das receitas para o pacote 2010-2012 virá da rede norte-americana NBC, que está pagando 2,2 bilhões de dólares. O Sindicato das Transmissoras Européias acrescentaram outros 614 milhões de dólares.
Ainda existem acordos a serem fechados em Japão, Itália, África, Austrália e Nova Zelândia.
"O Brasil é um mercado chave para o Movimento Olímpico na América do Sul e esse acerto significa um novo e empolgante período tanto na exposição como nas receitas para o Movimento Olímpico como um todo", disse Richard Carrion, líder das negociações e membro da direção-executiva do COI.
O COI afirmou que o seu novo sistema de venda dos direitos - para um único "guardião" por território que concede sublicenças a meios tradicionais e novos - impulsionou as receitas.
A TV Record deve se pronunciar oficialmente a respeito da compra dos direitos de transmissão apenas dentro de alguns dias, segundo a assessoria de imprensa, sem dar mais detalhes.
Representantes da Rede Globo, que tinha os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos, não estavam disponíveis para comentar.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Deixe sua opinião