Em meio a atrasos na preparação dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016, a presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem com dirigentes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e autoridades municipais e estaduais para assegurar que todos os compromissos firmados para a realização do evento serão cumpridos. Segundo o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a matriz de responsabilidade da Olimpíada – com a relação das obras de infraestrutura prioritárias e a contrapartida de cada ente federado – deverá ficar pronta nos próximos dias, sinalizando qual deve ser o gasto total do evento.

CARREGANDO :)

"Tenho certeza de que nos próximos meses e nos próximos quatro anos vocês verão um grande dinamismo nessas preparações porque sabemos também que o tempo é chave para fazer com que esses jogos sejam bem-sucedidos", afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, fazendo uma cobrança "de leve" depois da audiência no Planalto. Bach cometeu uma pequena gafe ao falar do prazo – faltam dois anos e meio e não quatro para a Olimpíada.

"A presidente vai mostrar esse dinamismo com o Comitê Organizador em conjunto com a APO [Autoridade Pública Olímpica], em conjunto com o prefeito e com o governador, e eles estão todos unidos em torno dessa Olimpíada. Estamos muito confiantes, vemos muitos progressos na organização do evento. A presidente deixou muito claro que a questão do tempo é chave e que não temos nenhum dia para perder", acrescentou Bach.

Publicidade

Participaram da reunião os ministros do Esporte, Aldo Rebelo, da Educação, Aloizio Mercadante, e das Relações Exteriores, Luiz Alberto Fi­­guei­­redo, e os presidentes do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, e da APO, general Fernando Azevedo e Silva. O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes também acompanharam as discussões.

Segundo o ministro do Es­­porte, a matriz de responsabilidade deverá ser anunciada "dentro de poucos dias". "Nós estamos preparando e deveremos anunciar por esses dias a matriz de responsabilidade olímpica. Estamos nos últimos detalhes. Está 95% concluída", afirmou o ministro a jornalistas, antes de embarcar para Zurique, onde Dilma se encontrará com dirigentes da Fifa para discutir os preparativos da Copa do Mundo deste ano.

Segundo a reportagem apurou, Dilma disse durante a reunião que "lutou muito" para trazer a Olimpíada para o Rio. "Vamos realizar a Olimpíada nas condições que foram estipuladas. Vamos contribuir para que tudo seja cumprido", disse a presidente na reunião, que foi fechada à imprensa.