O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta sexta-feira que decidiu retirar o ouro conquistado pelo americano Tyler Hamilton na prova do ciclismo contra-relógio dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, por doping.
O porta-voz do COI, Mark Adams, explicou que a Comissão Disciplinar da entidade já comunicou o ciclista, que está aposentado desde 2009.
Hamilton foi suspenso por dois anos por doping por transfusão sanguínea em 2004, mas manteve a medalha de Atenas, porque o segundo exame foi "não conclusivo", devido a amostrar ter sido descartada por estar congelada. Após cumprir a punição, voltou a competir, mas anunciou sua aposentadoria em 2009, após novo teste positivo.
O COI voltou a analisar amostras dos Jogos Olímpicos de Atenas, já que tem oito anos de prazo para refazer os procedimentos. A data limite para o evento na capital grega acaba em um mês.
Com a decisão de retirar a medalha do americano, o russo Viatcheslav Ekimov, já aposentado passa a ser medalhista de ouro, o americano Bobby Julich, prata e o australiano Michael Rogers, bronze.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano