Na última quarta-feira (9) o clima era tenso e cheio de expectativas para torcedores de São Paulo e Internacional em vários pontos do país. Especificamente no interior do Paraná, uns estavam mais confiantes, outros nem tanto, mas todos esperando o sucesso dos seus times. Hoje, uma semana depois, o panorama é consideravelmente diferente após a vitória dos gaúchos.
Tradicionalmente, admiradores do futebol que moram em cidades do interior do Paraná costumam preferir equipes de outros estados, ao invés de Coritiba, Atlético e Paraná. Na região Norte, em Londrina, a preferência é por equipes do estado de São Paulo e no Oeste e Sudoeste, como Cascavel, a simpatia é quase exclusiva por equipes do Rio Grande do Sul.
Internacional
Representado em diversas cidades por todo o mundo, o Internacional de Porto Alegre mantém os chamados "Consulados". Torcedores da equipe gaúcha que moram nestas cidades recebem incentivos, através de brindes, por exemplo, para espalhar o nome da equipe em outros lugares que não o Rio Grande do Sul.
Em Cascavel, o Consulado do Inter está mobilizado. "Se antes do jogo estávamos prevendo que iriam uns cinco ônibus para Porto Alegre, agora já são 12. Reunimos torcedores de Cascavel e toda a região Oeste do Paraná, em cidades como Marechal Cândido Rondon, Toledo, Palotina, Foz do Iguaçu e Medianeira", afirmou o aposentado Renato Menezes, diretor regional do Consulado do Inter em Cascavel. E continua: "Só não vamos em mais gente, porque não existem mais ingressos".
Todos que vão partir na excursão, que sai (saiu) às 22h desta terça-feira de Cascavel já estão todos com os ingressos na mão. "Se estivesse mais ingressos nós lotaríamos pelo menos mais dois ônibus. Teve um torcedor da Bahia que ligou para cá dizendo que estava com a passagem de avião comprada, mas infelizmente teve que cancelar".
Sobre as chances do Inter ser campeão, Menezes se anima. "Estamos com o título 70% garantido. Achei bom o primeiro jogo e se eles jogarem o que jogaram, não tenha dúvida que ganhamos essa. E se ganharmos, todos estão convidados para comemorar com uma bela costela aqui em Cascavel", concluiu.
São Paulo
Enquanto do lado gaúcho o clima de otimismo motiva a ida dos torcedores paranaenses do Inter até o Beira Rio, os são-paulinos que se concentram no Norte do Paraná mantêm a confiança no time comandado por Muricy Ramalho, mas afirmam que a derrota no primeiro confronto contribuiu para frear a empolgação. "Eu não esperava a derrota, acredito que esteja difícil, está mais pro Inter, mas acho que ainda dá pra reverter", comenta o torcedor do São Paulo que mora em Londrina, Cristiano Espírito Santo.
Quem foi ao Morumbi para assistir aos primeiros 90 minutos da grande final também pensa de forma parecida. "Coloquei muita fé no São Paulo, mas o Inter acabou surpreendendo", afirma André Ponces, que torce para o Tricolor paulista desde pequeno. Ainda segundo ele, a vontade de ir ao reduto colorado era grande, mas além do receio em ver o time do coração perder, a falta de sorte também contribuiu para que os planos não fossem adiante. "Vou passar por uma cirurgia no joelho justamente amanhã, é uma pena mesmo, senão eu iria. Mas não tem problema, vou chamar uns amigos aqui em casa para dividirmos umas pizzas e torcer para o São Paulo até o final", complementa Ponces.
Mesmo com o convite, outros colegas do torcedor azarado preferem se reunir em um conhecido reduto tricolor da cidade: o Bar Gaiola da Cerveja. "Lá a torcida são-paulina aqui de Londrina vai comparecer em massa para ver o jogo pelo telão", conta o torcedor Gustavo DAguila SaintAna. Ele foi mais um que esteve no Morumbi na última quarta-feira, mas que não saiu frustrado. "Poder comemorar um gol do São Paulo, na final da Libertadores, no Morumbi lotado, já valeu a pena, mesmo com a derrota. Mas acredito que vamos reverter isso e ganhar por 2 a 0", sentencia SaintAna, outro que iria até o Beira Rio se não fosse um acaso do destino. "Roubaram a minha moto ontem (segunda-feira), ai pra não piorar a situação financeira preferi não ir", diz.
Caso a vitória tricolor e o tetra da Libertadores se confirmem, o ponto de comemoração será o mesmo do ano passado em Londrina: a Avenida Higienópolis, no Centro da cidade. "Ganhando, vai ser só alegria, o pessoal vai se reunir na Higienópolis como em 2005, vamos fechar a avenida e comemorar", prevê, otimista.
Interatividade
Durante a última semana a Gazeta do Povo Online promoveu uma enquete perguntando quem seria o campeão da Copa Libertadores da América. Após o resultado da última quarta-feira, com a vitória do Inter, o resultado mostrou que 73% dos leitores votaram no clube gaúcho. Já o São Paulo recebeu o voto de confiança de 27% dos leitores da Gpol.
Quer votar? Ainda dá tempo. Na sua opinião, quem será o campeão da Copa Libertadores?
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião