A pergunta tem cabimento. Por uma questão moral e ainda não de regulamento, os jogos do Goiás, Corinthians e do Paraná deveriam ser feitos no mesmo horário e no mesmo dia. Ao faltarem duas rodadas para o fim do campeonato o número de competidores com chance de salvação do rebaixamento ficou restrito praticamente aos três clubes. Um fica e dois caem. América e Juventude já foram para o espaço.
O Corinthians é notoriamente protegido pelo presidente Lula, que faz favores constantes a Ricardo Teixeira. Agora, deslumbrado com a Copa do Mundo e seus efeitos promocionais, Lula estimula os sabujos do Congresso Nacional a discutir o terceiro mandato presidencial, reformando a Constituição. Como a CBF vai depender e muito do governo federal, não custa massagear o ego presidencial dando-lhe a alegria de ver o time paulista na Primeira Divisão em 2008.
E os escândalos, a corrupção e a roubalheira do Corinthians?
Que diferença fará ao presidente Lula, habituado a conviver com as mesmas imoralidades sob o manto do mandato presidencial?
Nenhuma, claro. "Os meios justificam os fins" pensam os asseclas presidenciais. Conselheiros do mal.
Ricardo Teixeira dá nó em pingo dágua. E Lula faz de conta que não sabe de nada, como sempre. É mais um golpe armado pelo maquiavelismo da CBF, um balcão de troca de favores. Não foi o Ricardo Teixeira que fechou os olhos para as falcatruas de Onaireves Moura em troca de voto para as suas sucessivas reeleições? Mandou até a seleção jogar aqui contra o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo e deixou a arrecadação inteira de presente para o Moura gastar como quisesse.
Em defesa da decisão da CBF de marcar o jogo do Paraná antes dos jogos do Goiás e do Corinthians, alguns poderão argumentar que apenas na última rodada o regulamento determina que deve acontecer a coincidência de datas e horários. É uma questão de natureza moral, para evitar suspeitas e não causar dúvidas.
Como é difícil falar em moral no submundo do futebol brasileiro.
Sexta tem faixa
Definidos os quatro clubes que vão para a Primeira Divisão no ano que vem só falta mesmo conhecer o campeão da temporada dos desesperados. Ao Coritiba só falta vestir a faixa. Teve o melhor desempenho do campeonato chegando ao final com vantagem tranqüila sobre os adversários. A conquista é merecida. O mais saboroso é voltar à Primeira Divisão. A festa deve ser grande e deveria valer uma faixa para cada torcedor. Curitiba viverá outra noite de euforia e emoção. Comemore muito. Mas se beber não dirija. A vida continua.
airtoncordeiro@gazetadopovo.com.br
E se Trump sobretaxar o Brasil? Entenda os impactos sobre nossa economia
Decretos, deportações e atrito com governo Lula: a primeira semana movimentada de Trump
O Pé-de-Meia e a burla do governo ao orçamento
De presidenciável a aliada de Lula: a situação dos governadores do PSDB em meio à fusão da sigla
Deixe sua opinião