Hoje é um dia marcante na história do estado do Paraná. Faz cem anos que o Coritiba Foot Ball Club foi fundado na capital de todos os paranaenses. Foi o início de uma trajetória riquíssima, encorpando a nossa cultura popular. Misturaram-se amor, paixão, vitórias, lágrimas e momentos de dificuldade, como em qualquer vida que dure cem anos.
Desses cem anos tenho a felicidade de dizer que vivi os últimos 50 e alguns meses como profissional de rádio, jornal e televisão. Logo, testemunhei mais da metade da vida do clube de tantas glórias, sem nunca ter sido um torcedor de origem, pois o meu clube do coração não existe mais, o Ferroviário. Quando iniciei minha vida profissional, assumi o compromisso pessoal de procurar ser justo e imparcial. Assim, aprendi a respeitar o Coritiba grande e motivador de alegrias desde os primeiros dias de comunicador e tive a felicidade de acompanhar a história generosa de um clube de notáveis desportistas.
Vi nascer o maior estádio de futebol do estado. Fiz a cobertura do título fantástico de hexacampeão paranaense, no tempo em que o Campeonato Paranaense tinha graça e qualidade. Desbravador, o Coritiba trouxe ao estado grandes equipes internacionais, colocando o Paraná no mapa mundial do futebol. Ampliou sua majestosa vida percorrendo países da Europa, da Ásia e da África em três excursões vitoriosas. Foi campeão do Torneio do Povo enfrentando os mais populares clubes brasileiros.
Campeão brasileiro de 1985, foi o primeiro clube paranaense a alcançar a suprema glória nacional e inseriu nosso estado no rol dos mais destacados centros: São Paulo, Rio, Minas e Rio Grande do Sul.
Este é o Coritiba do centenário, julgado pela história e não pela passagem de dias e meses isolados.
O Coritiba merece respeito. Suas glórias deixam de ser só dos coritibanos para embalar o progresso do futebol paranaense. Na rivalidade forjou coragem. Nas vitórias construiu a generosidade para dividir com todos a emoção das glórias. Na vida ensinou que é possível ser grande com competência e determinação.
Do Alto da Glória para o Brasil inteiro, que o Coritiba seja sempre a fonte de inspiração de emoções que elevem bem alto o orgulho que temos de ser paranaenses.
Parabéns, Coritiba e coritibanos.
O Paraná se engrandece com cem anos de glórias do Decano do futebol desta terra que queremos vitoriosa e admirada por todos.
Aos fundadores e contrutores do Coritiba a gratidão dos que sabem valorizar os píncaros de uma existência que não será apagada jamais.
Falta de vacinas expõe incompetência dupla de Nísia Trindade em 2024
Lira expõe papel do governo Lula na liberação de emendas ao confrontar Dino
Defesa de Silveira pede soltura e contato de Moraes em caso de nova emergência
Marco Civil da Internet no STF: a expectativa da retomada do julgamento em 2025; ouça o podcast
Deixe sua opinião