• Carregando...

Os clubes brasileiros encontram enormes dificuldades para contratar jogadores neste começo de ano. Não é um problema só dos paranaenses. O mercado nacional está vivendo uma grave crise de qualidade. Os craques (são poucos) já estão no exterior. Os candidatos ao estrelato não ficam muito tempo por aqui, logo vão embora. Salários baixos ofertados em outros países são melhores que os suportados pelos brasileiros. Os nossos clubes gastam mal, investem na quantidade e deixam de lado a qualidade dos contratados. Contratar no atacado nunca foi eficaz. Neste ano, para exemplificar, o Coritiba repete os erros passados. Dispensa um time inteiro e vai buscar outro de qualidade desconhecida. Só o futuro dirá se o clube foi feliz. A tendência é que ocorra o contrário. Falta competência para lidar com o futebol, hoje, uma especialidade. Não é assunto para amadores e curiosos. Na ausência de conhecimentos vão procurar "empresários" dispostos a empurrar qualquer "mercadoria" sem se importar com a qualidade. Assim são feitos os negócios no futebol brasileiro e os estádios só ficam lotados pela paixão dos torcedores. Os talentos sumiram.

Saudade doída

Duas mortes que me causam profunda dor. Perdemos Ildefonso Marques e Rafael Dely. Duas personalidades de destaque especial na vida do Paraná. O Professor (com P maiúsculo, sim) Ildefonso Marques dedicou-se ao magistério ensinando com rara capacidade as lições de Direito Penal. Um mestre na alma de homem e nas virtudes de cidadão. Jovem, produzi para a televisão o programa "Os grandes julgamentos do esporte" e a tribuna usada no programa era a mesma do salão nobre da Faculdade de Direito da UFPR, cedida pelo diretor Ildefonso Marques. Homenagem que prestou ao aluno, como não fosse suficiente sua honrosa amizade. No futebol, foi presidente do Tribunal de Justiça Desportiva sempre com integridade absoluta. No Tribunal de Justiça do Paraná Ildefonso Marques foi magistrado acima de tudo.

Rafael Dely foi freqüentador habitual das cadeiras do Couto Pereira, torcedor apaixonado do Coritiba. Urbanista de rara qualidade, Rafael nunca disputou os holofotes da mídia. Agiu pelo impulso de sua vocação para modernizar e dar cunho social às suas iniciativas. Vereador de Curitiba, acompanhei, muito de perto, o programa de desfavelização da cidade. Obra urbana e grandemente social de Rafael Dely, o melhor urbanista do Paraná das últimas décadas.

Perder paranaenses da qualidade de Ildefonso Marques e Rafael Dely causa uma saudade doída e uma sensação de perda insubstituível.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]