A derrota do Santos diante do Barcelona era previsível. Os santistas acumularam receios durante vários meses até acontecer a decisão de ontem no Japão. Muricy escalou inúmeras vezes o time reserva no Campeonato Brasileiro e conseguiu, por poucos dias, é verdade, chafurdar na zona de rebaixamento. Só se preparou para enfrentar o Barcelona, pretendendo operar o milagre de derrotar o melhor time do mundo com descanso e treinamento, esquecendo a limitação técnica. Neymar é muito pouco para uma aposta tão séria.
Culpa do Santos? Não. O futebol brasileiro é decadente, faz tempo que o colunista diz. Depois que o futebol foi transformado em negócio milionário e de aproveitadores, dificilmente mantemos no país jogadores de melhor qualidade. A favor do Santos, duas vezes campeão mundial de clubes, a permanência no clube de Pelé e agora de Neymar.
Bons exemplos para ilustrar porque o perdemos essência técnica tão rapidamente. Com os negócios fáceis e rentáveis para os intermediários e enormes prejuízos para os clubes o que se percebe é o endividamento grotesco. Os clubes empobrecem, dirigentes inescrupulosos enriquecem, os estádios sofrem com plateias menores e a televisão coloca diante dos nossos olhos os mais categorizados jogos realizados na Europa, com a presença destacada de vários brasileiros.
Logo, não me surpreendeu a goleada construída pelo Barcelona diante do Santos e a conseqüente conquista do título mundial de clubes. Fracasso esperado. Estamos anos-luz atrás do belo clube catalão com seus 180 mil associados e uma coleção gloriosa de sucessos.
Até 2012
Viverei uns dias de férias. Volto na edição de 9 de janeiro próximo. E o ano começa sem muitas novidades. O Atlético afundou na Série B e o Paraná Clube mergulhou na Segunda Divisão do Campeonato Estadual. Dois péssimos motivos para não alimentar muito otimismo. O Coritiba, com uma estrutura de futebol realmente profissional, será no próximo ano um clube diferenciado, espero.
Na CBF e na Fifa, Ricardo Teixeira fica ausente até o final de janeiro. Há quem diga que por doença. Outras fontes que por causa dos escândalos envolvendo a ISL, empresa de marketing.
Feliz e alegre Natal e um 2012 mais humano, sem guerras, sem corrupção e com muito amor pelos nossos semelhantes. Até lá, com alegria, paz, e saúde. São os meus desejos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura