Certa vez, em Fortaleza, presenciei uma cena maravilhosa. Cinco horas da manhã. O sol nascendo, o céu azul, o mar agitado e a areia ainda coberta pelo sargaço depositado à noite pela natureza. Para completar o cenário, pescadores de pele curtida pelo sol impiedoso. Magros, mas fortes, empurravam ao mar suas frágeis jangadas para mais um dia de trabalho duro e arriscado. Partiam em busca de alimentos.

CARREGANDO :)

Para vencer as primeiras ondas do mar um grande esforço pessoal. Motores ou remos? Nada disso. Apenas a energia dos músculos e a articulação de pernas e braços de brasileiros corajosos, destemidos e vencedores.

Um quadro com poesia, desafios, amor, natureza fantástica e doação do homem à vida e aos seus caprichos. Maior a ousadia, crescimento igual das dificuldades. Assim é a vida dos vitoriosos. Não se contentam com o trivial e buscam alcançar metas mais audaciosas. São determinados e impulsionados pela obstinação.

Publicidade

O momento do Paraná

O Paraná só enfrenta esta semana quente porque construiu o sucesso com vitórias. Guerreiro e obstinado como os nossos pescadores do Nordeste, o Tricolor definiu suas metas e as atingiu com dedicação exemplar. Domingo decide o Campeonato Paranaense e hoje inicia as oitavas-de-final da Libertadores jogando contra o Libertad. Não são situações para os acomodados e perdedores. E descobrimos um dos caprichos da vida. Os vencedores não são premiados com o descanso. Ao contrário, cada vez mais exigidos. E aí está o lado gratificante do sucesso. Os encargos maiores representam glórias acumuladas, componentes da história eterna. E só faz história quem soube merecê-la.

O jogo desta noite é contra um time combativo e de boa técnica. Com mais tradição internacional do que o Paraná, nem por isso imbatível. Será da maior importância que o Tricolor produza um resultado positivo. No Paraguai as coisas ficam mais difíceis.

No jogo de domingo, contra o Paranavaí faltou empenho, a técnica foi pobre e o resultado decepcionante. O técnico Zetti conhece bem as virtudes e os defeitos dos seus comandados e saberá orientá-los convenientemente. O Libertad deve jogar com uma certa cautela, quem sabe, oferecendo espaços, que, se bem aproveitados, podem resultar em gols paranistas. Jogar pelos lados do campo, criar bons lances e finalizar com precisão são os requisitos para ganhar dos paraguaios. E mais: um time com velocidade, sem ser precipitado. E a torcida tem o seu papel a cumprir. Fazer a diferença é o seu compromisso.