O que acontecia na época
>> Em 1995 Kurt Cobain já havia morrido e não era mais o bonito homem de cabelo comprido, camisa de flanela e tênis com chulé, como ordenava o conceito grunge. O pior, no entanto, estava por vir, com a invasão do chamado new metal (ou "nu metal"), como os invocadinhos do Korn (foto).
>> Estreia o seriado teen Malhação, na Rede Globo. Dezessete anos depois já é possível perceber a importância do televisivo para a formação da chamada geração "leite com pêra".
O dia 20 de agosto de 1995 foi um marco não apenas para o Paraná. Naquela tarde, diante do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, um exagero de treinador na época, estreava no Tricolor. Jogo que será lembrado também, para sempre, como o desembarque do "estilo yuppie" de se portar à beira das canchas araucarianas.
Mas que barbaridade seria essa? Tal corrente pode ser (bem mais ou menos) enquadrada como uma combinação do visual dos engravatadinhos americanos dos anos 90 com a breguice clássica dos coachs italianos, finalizada pela marotice dos brasileiros. Imagine agora o impacto dessa novíssima tendência em se vestir para os nossos treinadores, acostumados a trajar o confortável training durante o expediente. Faltou terno na Natazzo. Só o Gainete não se empolgou e achou uma "baita duma frescura".
Chegando, finalmente, ao campo de jogo, o Tricolor reinava absoluto, com Atlético e Coritiba na Segunda Divisão. E, naquele dia, sapecou os gaúchos no Couto Pereira, com a vitória por 2 a 0 sobre o grupo de Luiz Felipe Scolari, a mais perfeita antítese da "moda Luxa".
O primeiro gol foi marcado por Guilherme. O lateral-esquerdo, famoso pela compleição física reforçada, cobrou uma falta rasteira sem que o goleiro Sílvio pudesse tomar qualquer atitude. O segundo tento acabou anotado por Claudinho, após assistência de Maurílio, o Rambo da Vila Capanema.
O camisa 7 partiu pela direita, metranca debaixo do braço, faixa vermelha na cabeça, em alta velocidade. Desvencilhou-se do marcador e cruzou na área. A bola viajou e encontrou Claudinho, que mandou no ângulo.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares