E o Baixinho, hein? Emplacou quarentinha! Quem diria, hein? Em homenagem à data, ao feito, à efeméride (enriqueça seu vocabulário, cara pálida), batucarei duas ou três mal traçadas coisas que sei sobre ele. Com licença.
Sou afortunado contemporâneo do nascimento-crescimento-amadurecimento-auge-declínio-e-fim-da-brilhante carreira do Romário. Que para o locutor que vos fala não é o maior centroavante do mundo de todos os tempos, sequer o maior centroavante brasileiro de todos os tempos: seu lado Macunaíma ("ai, que preguiça!) é intransponível obstáculo a esta e outras pretensões dos seus fãzocas (entre os quais me incluo), das suas macacas de auditório (entre as quais me excluo).
Além do aspecto Macunaíma, o Baixinho é limitado à leste pela sua queda, pelo seu xodó, o lado esquerdo do campo; destro, só cai pra esquerda, só se desloca pra esquerda.
Não sei se você notou, mas ele não tem sul; nunca teve. Menino, inteirinho, na ponta dos cascos, a gente pode contar nos dedos de uma só mão as vezes que se dignou recuar até seu campo, a vir aquém da linha central.
Pior, muito pior
Mas tudo isso não é o pior. Pra mim muito pior é a notável ausência de solidariedade, de entrega, de cooperação no chato, no suado, no cansativo esforço defensivo o Baixinho sequer se dá ao luxo de cercar, simplesmente cercar, algum desavisado adversário que passe por perto.
Como esquecer duas outras graves limitações? Uma decorre do lado Macunaíma; a outra, do lado saci-pererê. Vejamos.
Claro, claro, ele chuta com a esquerda, arremata com ela, define com a dita. Mas não trabalha com a sinistra. Isto é, não passa, não dribla, não nada, nonada, com a zurda.
Finalmente. O caráter Macunaíma empurra-o para as "sobras", para "os fins de feira", para "as migalhas" caídas das mesas dos banquetes.
Como assim? Não entendi.
Seguinte. Ao invés de se antecipar, de entrar na frente, de chegar antes, o Baixinho costuma abrir, se esconder, ficar atrás dos beques, à espera de uma falha ou à espera de ser descoberto. Entendeu? Exemplificarei; relaxe.
Quando a equipe avança pelas laterais ou quando se aproxima da linha de fundo, o que ele faz? Procura ficar entre o companheiro com a bola e o seu (dele, Romário) marcador? Ou fica atrás do marcador, aberto, lá do outro lado?
Se você cravou coluna dois, parabéns. Acertou na mosca. (Ora, com todo o respeito, essa não é ação digna de um almirante batavo. Ou é?)
Pode repetir? Na área ele é ou foi melhor que o Pelé?! Essa boçalidade pulverizarei outro dia.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Maduro sugere uso de tropas do Brasil para “libertação” de Porto Rico
Deixe sua opinião