Não sei, não, mas talvez a "chiquitita pero cumplidora hinchada del Paranito", o ex-tricolor de duas cores, tenha boas razões e a boa diretoria comandada pelo professor Miranda possa estar equivocada.

CARREGANDO :)

O pessoal do Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense gostaria de jogar em Cascavel contra o campeão paranaense do ano em que não veremos o Atletiba. O pessoal de Cascavel gostaria de ver o já citado Grêmio de Foot-Ball Porto-Alegrense encarar o campeão paranaense do ano em que não veremos o único clássico do estado. A soma desses sonhos-de-consumo atingiria algo como 300 mil tentadores reais pros cofres do clube de todas as Vilas.

– Bom ou mau negócio pela venda do mando de campo?

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– Para os diretores, um bom negócio; para os torcedores, um mau negócio – equivalente ao de Esaú quando trocou a primogenitura por um prato de lentilhas.

E agora, quem tem razão? A resposta praticamente antecipei lá em cima, na abertura dos trabalhos. Resta fazer um exame mais apurado. Vamos lá. Relaxe. Aproveite. Será indolor

Se o preço médio do ingresso for 20 reais, o Paraná Clube terá de atrair 15 mil pessoas pro Burrão dos Ventos Uivantes ou pro Alto da Glória quando cruzar com o Grêmio, agora com novo e horrorível* uniforme: preto-branco-azul-e-negro.

Ora, posso estar enganado, mas 15 mil torcedores, mesmo para os paranitos padrões, não é nenhuma Brastemp, nenhuma África (expressão tão velha quanto a Sé de Braga). Ou é?

Claro, simplifiquei a conta e ela não é tão simples: temos de descontar aluguel do campo, taxas da Liga e CBF, a grana dos árbitros (por que quatro, senhor?), etc., etc., etc., sem esquecer os incontornáveis emolumentos, singular invenção made in Brasil, com esse. (Houve época que os escoteiros e nós, jornalistas esportivos, via Associação dos Cronistas Esportivos, beliscávamos um por cento do bruto. Bem Brasil, não?)

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Não quero exagerar, mas tudo somado, pesado, medido, contado, engole um terço da renda bruta. Ou cinco mil ingressos. Logo, a parada é um terço mais alta. Isto é, a rapaziada terá de comprar 20 mil ingressos para o clube não perder dinheiro. Faça sua aposta.

Nota

* Esse neologismo foi inventado pelo falecido, pelo saudoso Esmaga numa gloriosa tarde na saudosa, na falecida "boca maldita"; é mistura de horroroso e horrível. Algo como açúcar no leite condensado ou catchup no tomate. (Por que será? No Brasil 99% das emendas são bastante piores que os sonetos? As novas camisas conseguem ser mais feias que as normalmente feias originais!).