Afinal, a final, enfim, o fim. Aleluia. No mau gramado do Burrão a bola rolará no segundo jogo da final do Campeonato Paranaense de 2006, ano em que não veremos o Atletiba, o ano em que não veremos o clássico paranaense por excelência.
Quem ganhará?
Não sei, não sou bruxo: o Paranito é favorito.
O clube do Campo não tem chance?
Sim ou acha que chegou por gravidade? Mas terá de jogar talvez o que não sabe, além de contar com a sorte. Por outras palavras, virtù + fortuna!
Imaginou? E vai que a sigla batiza o chope, ganha o jogo, levanta o caneco? Futebol é caixinha de fósforos. Aleluia!
Você prefere os velhos, bons tempos do campeonato paranaense dividido em Norte e Sul, disputado segundo a fórmula "Gêneris Calvo"? Isto é, o campeão do turno a enfrentar o campeão do returno numa melhor de três partidas? Você gostaria que os jogos entre as seleções estaduais voltassem à tona? E o torneio Initium* (assim mesmo revisor, em Latim) de saudosa memória, por que foi enterrado? Por que saiu do calendário, de cartaz?
Você acha que deveríamos aumentar o tempo (ou o espaço?) da seleção brasileira? Você acha que deveríamos desenterrar as copas Roca, Oswaldo Cruz, OHiggins? Você não é tipo nostálgico? Que amaria acompanhar as excursões anuais de meia dúzia de clubes pela "Oropa, França, Bahia"? Que tal reservar pelo menos um terço do calendário para a seleção?
Você acha que o assim chamado comercialismo que tomou conta dos esportes, do futebol especialmente, deve ser combatido como combatemos a malária? Até varrê-lo do mapa? Você acha que é mais que tempo da gente voltar aos maravilhosos tempos do amadorismo? (Qual deles perguntará uma alma maliciosa? O marrom? Ou o amarelo? Profissionais ou semi-profissionais que não ousavam dizer o nome?)
N.B.: Os estaduais são contemporâneos dessas geológicas eras. Aleluia!
Nota
* Pra tchiurma de menos de 100 anos, para todos os que não tiveram o prazer nem a honra de ver um torneio Initium: num dia somente, em um único lugar, os clubes que participariam do campeonato eram emparelhados e faziam jogos eliminatórios de 30 minutos (15 pra cada lado); em caso de empate, pênaltis. E assim até o alegre (ou triste) fim. Sacou?
De virose na praia a prejuízos milionários: a corrida dos estados para melhorar o saneamento
“Vendi meu olho”: por que tanta gente está escaneando a íris por dinheiro
Facções criminosas usam artistas do funk para fazer propaganda e recrutar jovens para o crime
Rosângela Moro defende união da direita para fazer frente a Lula e ao PT em 2026
Deixe sua opinião