Conservador, o Parreira? Óptimo! Ainda bem! Deus o tenha, Deus o guarde. Bendito conservadorismo! Sábio conservadorismo!
O oposto do conservador é o quê? "Progressista"? O que é ser "progressista" na direção do Escrete? É ser Inquieto? Nervoso? Incapaz de se decidir entre a e b? A cada jogo, a cada adversário nova equipe como sustenta estupidamente o Mário língua prrreza Sérgio? É amar a mudança pela mudança? É ouvir o povão? É atendê-lo? Ou é satisfazer os mutáveis, os camaleônicos caprichos da vá lá! da mídia?
Mudemos de assunto. Gostaria de ver a Copa sem os hinos nacionais e sem as bandeiras nacionais. Que trocaria pelo "clima Kiraly". Lembra dele, do americano Kiraly? O mais completo jogador de vôlei entre 1984-1992?
Na véspera do tira teima USA X URSS na Olimpíada de Seul, Coréia, um repórter abotoou o capitão americano, perguntou: como vai ser a guerra contra os russos? Ele respondeu: não será uma guerra; será apenas um jogo entre meia dúzia de rapazes americanos que amam o vôlei contra meia dúzia de rapazes russos que também amam o vôlei. E mais não disse nem lhe foi perguntado. Aleluia.
Acha civilizado demais? Pois para ficar bem no ponto ainda acrescentaria o seguinte: saem os nomes dos países, entram os nomes das ligas. Por exemplo, ao invés de Argentina-Brasil, Afa-Cbf.
Por falar em Argentina, e os gringos, hein, ó, que inferno! Enfiaram seis na pobre Sérvia-Montenegro. Um gol mais bonito que o outro. (É verdade que no segundo tempo jogaram com homem a mais, e dobraram o placar.)
É chato ter de admitir: eles sabem jogar tão bem como nós; eles tem um estilo de jogo tão eficiente e vistoso quanto nosso. O resto é irrelevante. Como a lendária "catimba" argentina, sendo "catimba" sinônimo de cafajestada, boçalidade, antijogo, apelação, violência, chute na cara, cusparada, cotovelada, essas e outras coisas que fazemos tanto e com tanta desfaçatez quanto eles. Ou não?
Rapaz, e os gramados alemães? Notou que não há a menor hipótese do "morrinho artilheiro" mostrar suas terríveis armas, suas nem tão traiçoeiras armas? Pela simples e boa razão que não há morrinhos artilheiros nos impecáveis gramados da Copa. (E dizer que eles são a norma nos nossos campos, exceto no da Baixada. Quanto custa colocar grama, conservar em bom estado a grama entre a linha da meta e a da pequena área?)
Pior árbitro da Copa até agora? Seco, na cabeça, Carlos Eugênio Simon.
Cometi apenas um erro de prognóstico até aqui: apostei nos polacos, que já bailaram; merecidamente.
Deixe sua opinião