Ninguém pediu minha opinião, ela não alterará nada, coisa alguma. Por isso mesmo sou contra escalar reservas pra enfrentar o Japão. Nem reservas nem time misto, pois frio ou quente o misto só é tolerável nos sandubas. (Aonde andas, ó, Bauru velho de guerra? Em que brumas, em que bromas, em que bramas te metestes? Made in Brazil, produto nacional bruto, o Bauru é for export. Como a caipirinha, a legítima, de cana caiana, não a sua contrafação, a ignominiosa kaipirovskaia (argh)).
Escalar reservas ou adentrar ao tapete verde com equipe mistura, embrulha&manda, nem fria nem quente*, é concentrado de desconsiderações, desfeitas, de não esportividade, crime de lesa espetáculo. Um horror. Como demonstrarei a seguir. Sente, relaxe, aproveite. Porque amanhã será outro dia e a lua poderá procurá-lo em vão.
Começarei pelo óbvio. Não temos uma equipe, mas um bando de jogadores que age solitariamente, sem coesão, conjunto, harmonia. Pra se transformar em equipe o bando precisa de mais jogo, não de menos, precisa de mais esforço, não de menos, precisa perder peso, gordura, não acumular calorias.
Passei uma vida a rir de: treinar é necessário, não suficiente; só se entra em forma a jogar. Um belo dia a ficha caiu; saquei a sua sabedoria implícita. Agora vem o xará, sr. Parreira, a dizer que pode poupar o bando! Aqui, ó! Vamos pô-lo pra trabalhar! Pra jogar! Vejamos outros aspectos dessa idéia de jerico. (A seleção tem tido 86 horas entre um jogo e outro; tempo mais largo que o dos grandes clubes do mundo.)
Não há precedente na história do Brasil nas Copas. Por que manchar a bonita tradição?
E o distinto público que pagou caro pra ver equipes de titulares, não de reservas nem mistos frios ou quentes? A CBF pode ser processada. Quero meu dinheiro de volta!
E o que vamos dizer pros australianos e croatas? Que enfrentaram nossa força máxima? Eles serão prejudicados, não?
Finalmente. Já pensaram no Japão? O orgulho japonês será fatalmente ferido. Tempo.
Como o Zico diz besteira, hein? Segundo ele, a má atuação japonesa se deve ao calor, a hora dos seus jogos! (Todos à tarde, com início depois das três.)
Em síntese. Ela deve ser afastada a socos e pontapés por razões físicas-técnicas, morais, esportivas, financeiras. É imprevidente, amoral, desdenhosa.
Nota
* Está no Apocalipse, capítulo três, versículos 15 e 16: "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá, foras frio ou quente!/Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca." Aleluia.
Deixe sua opinião