Quá-quá-quá. Sabe a última novidade "tática" dos europeus? A linha burra de quatro beques! Sim, senhor! Meio século depois de ter sido arquivada nos tristes trópicos (e não só nele) pela sua flagrante estupidez, eis senão quando os europeus a revivem, a restauram, a restabelecem. Vão pro trono ou não vão?
A linha burra de quatro beques é quatro beques em linha, na mesma linha, dispostos horizontalmente. Equivale dizer, quatro ou um trilhão de beques em linha e apenas um beque contra um avante é rigorosamente a mesma coisa. Pois bater um beque ou quatro beques em linha ou um trilhão de beques em linha dá simplesmente o mesmo trabalho nenhum! O avante, de perfil pro gol, faz meio giro, giro de 90º, pra ficar de frente; o beque, de costas pro gol, faz giro de 180º. Essa não pequena vantagem como direi? de posição é mortal contra a linha burra, sem ninguém na sobra exceto o goleiro. Ou não é?
Rapaz, ô rapaz, fiquei a imaginar a dupla Pelé-Coutinho contra as linhas burras de quatro beques das defesas européias de hoje! Dou a mão à palmatória; o Negão não faria todos os golos que fez; faria o triplo! Em linha, mamãe? Que papá!
A burrice e a incompetência têm passado glorioso e futuro* muito promissor no pequeno mundinho do velho, rude esporte bretão. Já me referi à linha burra de quatro beques adotada por todos os grandes clubes europeus. Agora quero lembrar a maneira como o Barça, com um homem a mais desde os 18min de jogo, atuou contra o Arsenal na decisão da Copa Européia dos Clubes Campeões, versão 2006. Pra isso preciso de espaço; usarei maiúsculas.
DURANTE UMA HORA O BARÇA CONSEGUIU O QUE PARECIA IMPOSSÍVEL: SUPERAR A SINGULAR BURRICE DO CORITIBA CONTRA O SPORT! É MOLE?
O ARSENAL DEFENDIA COM OITO EM DUAS LINHAS BURRAS DE QUATRO. SÓ O HENRY NA FRENTE! O BARÇA ATACAVA COM SETE E MOBILIZAVA TRÊS DEFENSORES CONTRA O SOLITÁRIO HENRY! PODE CLÓVIS?
MAIS! O BARÇA COMETIA EXATAMENTE OS MESMOS ERROS DO CORITIBA: LENTIDÃO, CONDUÇÃO, DRIBLES, CENTRÕES, CHUTES DE LONGE. E O RESTO. (O Arsenal só não ganhou mesmo com dez em campo porque o Henry perdeu as duas mais claras oportunidades de gol do jogo: uma no primeiro tempo, outra no segundo.)
O óbvio ululante. Quando usou a cabeça, isto é, rapidez, simplicidade, o Barça criou facilmente duas oportunidades. Que aproveitou com sorte: 2x1. Ôoooolê!
P.S.
Como diria o Mao, as melhores equipes européias são tigres de papel. Sou mais o Combate Barreirinha.
* A frase é do Roberto Campos; ele se referia à nossa burrice política.
Deixe sua opinião