Não é todo dia que uma seleção brasileira consegue vencer o Uruguai no Estádio Centenário; não é todo dia que o Brasil aplica uma goleada nos uruguaios dentro de Montevidéu; nunca aconteceu de uma seleção brasileira vencer sete partidas consecutivas nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Pois tudo isso aconteceu na luminosa noite do Brasil show na capital uruguaia com o placar de 4 a 1.
Primeiro o susto na brincadeira de Marcelo e o pênalti do goleiro nacional sobre Cavani. Perdendo por 1 a 0, o time de Tite precisou de algum tempo para recompor-se e virar bicho em campo.
Três gols de Paulinho e um gol antológico de Neymar, o melhor em campo, confirmando que finalmente atingiu o nível dos maiores craques do mundo no momento. O gol de Neymar foi tão bonito que Pelé assinaria sem pestanejar.
Foi uma atuação consistente que não deixou margem para qualquer tipo de dúvida quanto à recuperação do escrete brasileiro em todos os quesitos.
Mantendo esse ritmo, com todo respeito a Alemanha, Espanha, França e mais umas duas seleções, o Brasil chegará muito forte na Rússia em 2018.
Rodada
O Paraná encontrou grandes dificuldades para sair com o empate no jogo em Londrina. Levou dois gols de enfiada, foi beneficiado pela expulsão de França, superou a péssima arbitragem e viu Renatinho fazer a diferença mais uma vez.
O Tricolor manteve-se na liderança e o Londrina adiou a sua completa recuperação no campeonato.
Os mesmos problemas enfrentados pelo time principal do Atlético em todos os jogos na Libertadores até agora, repetiram-se na sua estreia frente ao J. Malucelli, no Estadual.
O meio de campo permaneceu ineficiente na criação de jogadas para o ataque e, este, com Pablo e Grafite mostrou-se absolutamente inoperante.
Os jogadores atleticanos justificaram o empate porque teria faltado o “Espírito de Libertadores”, o qual deve ser entendido como superação de uma equipe mediana que vem conseguindo resultados surpreendentes na competição internacional.
Com poucas alternativas no elenco para melhorar o rendimento, sobretudo da peça ofensiva, resta ao treinador Paulo Autuori o exercício da retórica para manter a torcida confiante.
O Coritiba fechou a rodada derrotando com tranquilidade o PSTC por 2 a 0 e assegurou a sua classificação para as quartas de final. Pachequinho preferiu manter a cautela na atuação do Coxa em vez de tentar cravar uma goleada que viria ao natural.
*****
Efabulativo: O goleiro Bruno saiu da prisão e foi contratado pelo Boa Esporte. Um pequeno comentário em meio a indignação geral: “O Boa Esporte tem um time bom, mas o goleiro é de matar...”.