Se durante a partida o time do Coritiba não mostrou capacidade técnica para vencer o Fluminense e fugir do rebaixamento, ao apito final do árbitro assistimos a um espetáculo deprimente no Estádio Couto Pereira.
No jogo, o Coritiba lutou com bravura, mas não conseguiu se impor mesmo jogando em casa e com total apoio de sua calorosa torcida. Fred quase abriu a contagem, mas Jéci salvou de dentro da meta sem que o bandeirinha confirmasse o gol, por estar mal colocado. Em seguida, Marquinhos cobrando falta abriu a contagem e Pereira empatou de cabeça.
No segundo tempo foi praticamente ataque e defesa com o Coxa pressionando e o time carioca apenas se defendendo, sem que fosse criada alguma situação real de gol.
Houve muitos passes errados e poucas finalizações por parte da equipe coxa-branca, apesar do domínio territorial.
O paranaense Cuca foi o grande responsável pela espetacular recuperação do Fluminense, que completou onze jogos invictos no campeonato. Com o triunfo do Botafogo sobre o Palmeiras, o Coritiba voltou a cair para a Segunda Divisão.
Algumas centenas de torcedores descontrolados com a queda invadiram o campo, agrediram o trio de arbitragem, entraram em confronto com o policiamento e destruíram boa parte do estádio.
Um policial agredido saiu carregado pelos colegas e diversos militares e torcedores feriram-se no impressionante embate. Foi trágico o encerramento do ano em que o clube alviverde comemorou seu centenário de fundação.
Deu Flamengo
O Campeonato Brasileiro deste ano foi o mais emocionante na era dos pontos corridos, mas deixou a desejar no aspecto técnico. Tanto que o título passou de mão em mão até cair no colo do Flamengo na penúltima rodada, que comemorou o hexa com grande festa no Maracanã.
Mas o jogo não foi fácil, já que o Grêmio, contrariando a vontade de muitos de seus torcedores, mostrou dignidade esportiva e jogou com seriedade chegando a abrir o placar. O Flamengo teve de superar suas deficiências técnicas para virar o escore e confirmar a conquista do título.
Ao apito final do paranaense Heber Roberto Lopes, o melhor árbitro da temporada, a maior torcida do país festejou o sexto título de campeão.
A grande decepção da última rodada ficou por conta do Palmeiras que, acuado pelas torcidas organizadas, revelou nervosismo e insuficiência técnica para evitar a derrota, custando-lhe a vaga na Libertadores.
O Cruzeiro venceu o Santos e garantiu a última vaga, perfilando-se ao lado de São Paulo, Internacional, Flamengo e Corinthians no maior torneio continental.
Finalmente, o jovem time do Atlético encerrou a sua participação com um empate sem gols frente ao Barueri.
Com boas revelações e promessas de novas contratações, o Furacão será o nosso único representante na Primeira Divisão do próximo ano.