Como a maioria dos torcedores, é bom sonhar um pouco, esquecer as mazelas dos cartolas e as fraquezas dos profissionais, renovando as esperanças para mais um Campeonato Brasileiro.
Do primeiro, ainda com o nome de Torneio Roberto Gomes Pedrosa, em 1967 nosso representante foi o Ferroviário, então bicampeão até hoje muita coisa aconteceu.
Recordo a partida de abertura, na Vila Capanema, quando o Ferroviário recebeu o Bangu, campeão carioca, e debaixo de chuva empatou por 1 a 1. Representando um futebol semiamador, o Ferroviário não conseguiu ganhar nenhum dos 14 jogos disputados e, no ano seguinte, o Atlético saiu-se melhor, com vitórias e apresentações que remeteram o incipiente futebol paranaense às manchetes nacionais.
Os títulos de Coritiba e Atlético enriqueceram a história, entretanto, continuamos muito abaixo das expectativas, tanto que o craque Alex fez uma avaliação realista e disse coisas que os dirigentes insistem em esconder: estamos tecnicamente atrasados, a dupla Atletiba precisa melhorar bastante para brilhar e a falta de entendimento entre os clubes reduz sensivelmente a possibilidade da realização de um campeonato estadual que possa trazer de volta o grande público aos estádios.
Alex tem sido inexcedível em suas observações, qualificando-se como provável candidato à presidência do Coritiba. Ele é profissionalmente realizado, inteligente, com bagagem internacional e profundo conhecimento da matéria. Poderá repetir a façanha de Aryon Cornelsen, que foi atleta e presidente do Coxa, tanto quanto Lauro Rego Barros, que foi goleiro e presidente do Atlético.
Largada
O Paraná será o primeiro a entrar em campo, sábado, enfrentando o ABC, de Natal.
Foi significativa a contratação do jovem Dado Cavalcanti como treinador, demonstrando que a diretoria paranista está disposta a resgatar a força técnica que foi perdida nas últimas temporadas.
A dupla Atletiba estreará no domingo, na mesma hora: 18h30. Vamos gastar o controle remoto da tevê para acompanhar as duas partidas ao mesmo tempo.
O Coritiba receberá o badalado Atlético-MG, de Cuca e Ronaldinho Gaucho, procurando impor a condição de mandante, uma de suas armas mais poderosas nas últimas temporadas. O drama coxa-branca tem sido desempenhar o papel de visitante.
O Atlético visitará o atual campeão o Fluminense e tem provocado grande curiosidade dos analistas e dos seus simpatizantes, afinal, até aqui pouco se viu do time titular que passará a contar com os reforços revelados na categoria sub-23.
Deixe sua opinião