O Campeonato Paranaense que começa terá a duração de pouco mais de cem dias.
Para a maioria dos times o calendário é curto, para os chamados grandes é longo.
Mas a competição ainda faz parte da tradição do futebol brasileiro e o período de bola rolando terá de ser cumprido.
O fetiche dos cem dias deriva de dois grandes precedentes históricos: os cem dias de Napoleão Bonaparte em 1815, que terminaram em fracasso e os cem dias de Franklin Delano Roosevelt em 1933, com os Estados Unidos renascendo da Depressão.
Os famosos “Cem Dias de Napoleão” são mais um daqueles truques da historiografia francesa em que uma coisa se torna grandiosa pelo que não foi. Eles seriam a conta exata do tempo que passou entre a sua fuga da Ilha de Elba, o retorno a França e a derrota final em Waterloo.
Como o Campeonato Paranaense, foram na verdade 111 dias da volta como Imperador e o encerramento da carreira na lama do campo de batalha nas cercanias de Bruxelas.
A conta mágica foi obra do Conde de Chambord, que recebeu o rei Luis XVIII, que havia sentado no trono com a queda de Napoleão, tendo de abandonar Paris as pressas com a volta do “Petit Caporal” – pequeno cabo.
Fugindo de Paris, temendo acabar degolado como o tio, o último Bourbon foi recepcionado pelo Conde de Chambord com uma frase de efeito: “Cem dias se passaram desde aquele momento fatal em que Vossa Majestade teve que abandonar sua capital com o rosto coberto de lágrimas”.
Napoleão recuperou a coroa por cem dias sem disparar um único tiro mudando gradualmente o humor da imprensa da época:
“O monstro corso desembarcou no continente; O ogre marcha sobre Grasse; O usurpador entrou em Grenoble; Bonaparte ocupou Lyon; Napoleão se aproxima de Fontainebleau; Sua majestade imperial é esperada hoje de manhã na sua fiel Paris”.
Os Cem Dias de Roosevelt são confundidos com os primeiros de seu Governo. Ele tomou posse, mas só botou para quebrar alguns dias depois quando decretou a reforma bancária e colocou em ação o projeto de recuperação da indústria americana.
Enquanto Napoleão se danou e acabou morrendo metido na úmida Ilha de Santa Helena a meio caminho entre o Brasil e a África, Roosevelt revolucionou os Estados Unidos em cem dias, ganhou inéditos quatro mandatos presidenciais e liderou a vitória aliada na Segunda Guerra Mundial.
Com dificuldade para aprovar no Congresso a maior reforma econômica da história americana, um senador disse ao secretario presidencial Harry Hopkins que as medidas estavam muito aceleradas e poderiam trazer problemas a longo prazo, ele respondeu: “O povo não come a longo prazo, senador. Come todo dia”.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano