Tão importante quanto a vitória de goleada nos altiplanos do Equador foi a boa exibição da seleção brasileira.
As estreias triunfais de Tite e Gabriel Jesus provocaram alvoroço entre torcedores, jornalistas e carpideiras em geral.
O resultado mostrou a importância da presença de um treinador experiente e estudioso como Tite. Ao contrário de Dunga, sempre mal humorado e com indisfarçável limitação estratégica para a preparação de um time, Tite conseguiu equilibrar o setor defensivo e, ao fechar a casinha, contou com a força de Daniel Alves e, sobretudo, de Marcelo para criar jogadas ofensivas que desestruturaram o até então bem armado time equatoriano.
Casemiro e Paulinho foram eficientes na marcação e Renato Augusto compôs um bom trio com Neymar e Gabriel Jesus.
Mas, como ensinou o pensador chinês Lao-Tsé, “uma longa caminhada começa com o primeiro passo” e, no caso de Tite, ele deu a largada em grande estilo.
Tomara a seleção mantenha o padrão de jogo, a confiança e os jogadores atuem sempre com a mesma disposição.
Fazia tempo que a equipe nacional não arrancava suspiros de todos, afinal a conquista do título na Copa das Confederações, com os 3 a 0 em cima da Espanha, iludiu a todos. Especialmente o técnico Felipão que não avaliou bem o potencial do time para a Copa de 2014.
Desta feita o Brasil terá de se preocupar apenas em chegar a Rússia classificado para o Mundial.
Terá quase dois anos para ajustar bem todos os setores, entrosar o time e mostrar condições de voltar a sonhar com a conquista do hexacampeonato.
Diante do acontecido em Quito aumentou a expectativa em torno do jogo com a Colômbia em Manaus, na Arena da Amazônia, outro delírio dos políticos e governantes com o dinheiro público.
Rodada
O Paraná conseguiu evitar a derrota no último instante e novamente com gol do atacante Lúcio Flávio.
O Tricolor começou abrindo dois gols no placar, porém recuou demais, cedeu espaço ao Oeste e sofreu a virada. Má sorte do goleiro Marcos no terceiro gol, mas pelo menos o time continuou lutando e fez por merecer o empate.
O maior problema encontrado por Marcelo Martelotte é conter a ansiedade da maioria dos jogadores quando joga em casa. Como é um time tecnicamente modesto, encontra dificuldade para se impor e responder à altura a expectativa da torcida.
O Londrina derrotou o Joinville com um gol muito bem trabalhado por Zé Rafael que se meteu entre os zagueiros e foi entrando para a finalização perfeita.
Com a vitória o Londrina fechou a rodada em sexto lugar e terá a oportunidade de consolidar a boa campanha, sábado, frente ao Paraná, na Vila Capanema.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião