A McLaren surpreendeu a todos com o desempenho avassalador no GP da China. Lewis Hamilton foi superior a todos durante o fim de semana inteiro e deixou a Ferrari sem reação alguma. Na verdade não se esperava uma diferença tão grande entre as duas equipes protagonistas deste Mundial, principalmente porque a Ferrari vinha em uma fase muito boa em desempenho na pista.
Hamilton começou a vencer este GP já no primeiro treino livre, sendo mais rápido que todos e com certa folga no cronômetro. A corrida só confirmou o passeio prateado do fim de semana. O piloto inglês largou na pole, assumiu a ponta e não deu chances para ninguém. Hamilton foi tão competente que deixou a corrida chata. Levou a bandeirada com 14,9 segundos de vantagem para Felipe Massa. Poderia ter colocado uma diferença ainda maior, mas, como não foi preciso, inteligentemente poupou o motor para o GP do Brasil, no começo de novembro. Agora Hamilton colocou a mão, o pé e a cabeça na taça de campeão mundial. Lewis precisa apenas de um quinto lugar em Interlagos para ficar com o título independentemente do resultado de Felipe. É só uma questão de semanas para a festa acontecer e o inglês se tornar o primeiro negro campeão do mundo na F-1.
E Felipe Massa? Fez o que podia. Limitado pela superioridade da rival McLaren, Felipe levou o carro até o segundo lugar e manteve uma pequena esperança de ser campeão. Trocou de posição com Raikkonen, mas o desempenho das Ferraris ficou muito aquém. Dava para sentir que as coisas estavam complicadas através das reações nos boxes da equipe italiana durante os treinos livres. Mecânicos, engenheiros e diretores pareciam perdidos, olhando para o nada diversas vezes. A cena que traduziu isso foi o choro da mãe de Felipe quando a classificação terminou.
Agora, para levantar o caneco, Felipe precisa fazer oito pontos a mais que Hamilton no GP do Brasil. Isso é possível, mas muito difícil de acontecer. Massa precisa vencer e torcer para que Lewis faça apenas dois pontos (se precisar do desempate por vitórias). Mas o brasileiro não perdeu este Mundial ontem. A Ferrari e Felipe perderam nos GPs de Cingapura, Inglaterra, Mônaco e Hungria. Então fica a pergunta: O que fazer para vencer no Brasil? Torcer por uma quebra de Hamilton ou por uma corrida desastrosa da McLaren.
O Mundial está aberto, mas praticamente decidido. A Ferrari é forte em Interlagos, porém Hamilton precisa de muito pouco para ser campeão. E, com o carro que tem, não vai precisar nem suar para levar a McLaren até o título.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião