E Rubens Barrichello finalmente venceu uma corrida este ano. Rubens fez uma corrida perfeita, soube o momento certo de acelerar forte e se aproveitar também de um erro da McLaren com Hamilton para assumir a ponta e vencer em Valência. Como de costume, as vitórias de Barrichello sempre são belas e acontecem em dias que o brasileiro está inspiradíssimo! Pena que Rubens não pilota desta maneira em todos os GPs. Uma bela vitória e homenagem sincera para Massa. Foi uma vitória suada, como todas que o piloto brasileiro conquistou.
Deixando o primeiro lugar do brasileiro de lado, vimos mais uma vez uma corrida chata que de emocionante só teve a largada e os erros contínuos de Badoer (substituto de Massa). Raikkonen, Alonso e Rosberg fizeram uma corrida dentro das possibilidades que o equipamento de cada permitiu, mas a nota 10 vai mesmo para Barrichello. Já o desastre nunca foi tão óbvio: Badoer e a Ferrari. Não se sabe quem errou mais. Se a equipe ao chamá-lo ou ele por ter aceitado o convite. Fico com a primeira opção. Porque qualquer piloto aceitaria correr pela Ferrari. É o sonho da maioria.
O GP da Europa se resumiu a isso mesmo: uma corrida monótona. Aproveitando este espaço vamos falar um pouco sobre o mercado de pilotos e equipes para 2010. Muitos dão como certa a ida de Alonso para a Ferrari é o comentário geral. Rosberg pode tomar o lugar de Kovalainen na McLaren, mas há chance de Raikkonen retornar para a equipe prateada. Existe um piloto que está livre e do qual se comenta pouco: Robert Kubica. O que sei é que ele está conversando com Renault, Williams e Brawn. Também está tentando ficar na equipe formada com as sobras da BMW, mas tudo indica que o caminho do polonês será uma destas três citadas por mim.
Piquet pode voltar à F1 por uma equipe estreante e até Bruno Senna tem chances de estrear na categoria. A maior bomba mesmo veio do lado da Williams e da Toyota. As más línguas falam que Frank estaria trocando os motores japoneses pelos Renault e que a equipe nipônica largaria a categoria no fim desta temporada. Alguns até cogitam a entrada de uma montadora na Williams, mas o que se sabe é que com os Toyota a equipe não fica. A Red Bull está tentando os motores Mercedes para 2010 e já garantiu a mesma dupla de pilotos atual. Este quadro de boatos ainda pode mudar bastante até algum anúncio oficial acontecer, mas já se dá como certo que Alonso corre pela Ferrari, que Williams troca de motor, e que Kubica estará no grid ano que vem.