Johannesburgo - Quando a seleção alemã de futebol, na primeira rodada, goleou a Austrália por 4 a 1, a imprensa não teve dúvida ao apontar os germânicos como um dos favoritos, pois apresentaram um futebol de grande qualidade técnica.
Contra a Sérvia, no entanto, veio a decepção dos alemães ao serem derrotados, a exemplo dos espanhóis, que desembarcaram na África do Sul como favoritos o que procedia naquele momento, afinal, ganharam a Eurocopa. Só que todo esse favoritismo caiu por terra, pois perderam para a Suíça, confirmando o estigma de amarelar em Copa do Mundo.
Considerações à parte, o que nos interessa agora é como esteve a seleção brasileira contra a Costa do Marfim.
Ora, os africanos optaram pela marcação atrás da linha do meio de campo, postura que dificultava o desempenho dos brasileiros, que, ao invés de tentarem as jogadas individuais, tocavam a bola para trás ou lateralmente a exemplo do jogo contra a Coreia , o que facilitava a marcação dos africanos. Num único vacilo, Luís Fabiano foi para a rede, em jogada entre ele, Robinho e Kaká. Estes dois últimos, com atuações tímidas, assim como os laterais Maicon e Michel Bastos.
Independentemente dessas deficiências, que não poderiam ser omitidas, mesmo quando tudo apontava para a grande festa da vitória, o Brasil foi melhor e não correu risco de levar gol durante a etapa inicial.
Para o segundo tempo, a seleção, mais bem posicionada, comemorou o lance que Luís Fabiano (o melhor do jogo) fez o gol mais bonito dessa Copa até agora, usando o braço (involuntariamente?) e Elano fez o terceiro, irritando os marfinenses, que foram tão desleais que o contundiram.
Como se não bastasse, o árbitro Stephane Lannoy errou ao expulsar o meia Kaká, deixando-se envolver pelo simulacro armado por Kader Keita. O importante é que nem isso, nem o gol do Drogba tiraram a tranquilidade do elenco de Dunga, que se classificou para as oitavas de final. É isso.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Deixe sua opinião