Titulares
Felipão disse que pretende usar pelo menos 90% do time da Copa das Confederações para a estreia na Copa. Provavelmente quer usar 100%, mas teme algum problema físico. Não há segredo na forma de jogar. Uma linha de quatro defensores, com dois laterais que saem muito para o apoio. Luiz Gustavo é o volante marcador e Paulinho o que sai para ajudar o ataque. Entre os meias-atacantes, Neymar e Oscar trocam mais de posição e Hulk fica aberto pela direita. Fred é o centroavante do qual o técnico não abre mão.
Reservas
O time que enfrentará os titulares nos coletivos e fornecerá substitutos tem outro estilo. Não há alguém com força de marcação como Luiz Gustavo. Seu reserva é Fernandinho, jogador de mais técnica e sem tanta pegada os zagueiros David Luiz e Henrique também podem fazer a função. Espécie de volantes/meias, Hernanes e Ramires tanto podem substituir Paulinho como jogar adiantados. Entre os meias-atacantes, Willian é polivalente e Bernard opção para as pontas. Jô é o imediato de Fred na frente.
Reforço no meio
É possível prever alternativas de jogo para Felipão. A principal, colocada em prática na Copa das Confederações com Hernanes e em amistosos seguintes com Ramires, é colocar um deles menos ofensivos no lugar de um dos meias-atacantes. Nos testes, Oscar foi quem mais deixou o time. Tal opção deixa a formação mais simétrica, com esse jogador centralizado e Neymar aberto pela esquerda e Hulk pela direita. Se um dos dois sair, Oscar é deslocado para o lado, ou Willian pode entrar na função.
Sem centroavante
Fred costuma se machucar com frequência. O reserva Jô não tem jogado bem no Atlético-MG e ainda se lesionou na última partida do Brasileiro sem muita gravidade, em princípio. Felipão diz que não abre mão de jogar com um centroavante, mas, dependendo das circunstâncias, pode ser forçado a isso. A provável solução seria centralizar Neymar, com bem mais liberdade para se movimentar do que Fred. Willian ganharia espaço como um dos meias-atacantes, formando um quarteto ofensivo de muita movimentação.
Dê sua opiniãoO que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia