Alguns políticos envolvidos com a organização da Copa do Mundo em Curitiba devem intermediar a negociação do Atlético com o Coritiba para a liberação do Couto Pereira para o uso rubro-negro durante as obras de conclusão e adaptação da Arena. O encontro com a presença dos vereadores, deputados e representantes do governo estadual e prefeitura ligados ao Mundial deve ocorrer em meados de agosto. A diretoria do Furacão, por causa do número de sócios, não vê outra possibilidade a não ser a casa do rival para mandar os jogos.
* * * * * * * * *
A zagueira (foto)
Irmã do zagueiro Henrique e namorada do atacante Keirrison (ambos no Barcelona), a adolescente Hevelyn, 15 anos, busca espaço no futebol defendendo o Novo Mundo, clube amador de Curitiba. "Sou zagueira, mal de família", brinca, sem esconder o maior sonho. "Jogar na Europa", diz, com as portas escancaradas. "Agora (com irmão e namorado na Espanha), as coisas podem até ficar mais fáceis. Vamos ver no próximo ano", diz. "Neste momento, ainda estou estudando (1º ano do ensino médio), não tem como", justifica ela, defensora com 1,74 m de altura. Sobre o futuro com o K9, pouco a declarar. "Sou nova ainda."
Fiel?
O Corinthians-PR ostenta o pior público dentre as quatro divisões do Brasileiro. O clube levou apenas 91 pessoas para o duelo contra o Brusque, dia 12/7, pela Série D. Hoje o Timãozinho encara o São José-RS, às 15 horas, no Janguitão.
Extravasa
René Simões levou para casa duas camisas do Coritiba com a mensagem promovendo os shows do Skank e Cláudia Leite. O técnico justificou a encomenda: presente para a cantora e seu pai, pois se considera amigo da loira.
Na parede
Já o argentino Ariel foi nostálgico. Ele pediu a um funcionário do Coxa uma camisa antiga do clube. Disse que até trocava por uma nova, pois pretende colocar em um quadro a peça retrô.
A lei...
O advogado do Atlético, Domingos Moro, não gostou da tese do coronel Jorge Costa Filho sobre o caso das bombas no Atletiba. O policial disse que os clubes deveriam ser punidos "porque os torcedores só vão ao estádio por causa deles, os motivadores".
... E o rei
Moro retrucou: "As pessoas que vão a um show do Roberto Carlos vão para assistir ao artista. É ele o motivador. Se acontecer um tumulto ou até uma tragédia, a culpa será do Roberto Carlos?"
Na raça
Apesar de a Federação Paranaense de Futebol não organizar nenhum torneio feminino no estado em 2009, o Novo Mundo vai ser o indicado para representar o Paraná na Copa do Brasil, com início dia 15/9. A FPF deve formalizar a escolha até a primeira semana de agosto.
Quase
O Corinthians até tentou, mas não conseguiu passar a perna no Atlético na venda de Cristian. Já com a proposta do Fenerbahce (6 milhões de euros), o Timão ofereceu 1 milhão de euros pelos 33% dos direitos federativos pertecentes ao Furacão.
Marcha lenta
Na mira do Flamengo, Alan Bahia ainda não resolveu a pendência com 1.ª Vara de Delitos no Trânsito. Quase dois anos após o jogador se envolver em um acidente (que resultou na morte do passageiro do seu carro), o ex-atleticano ainda não tem o veredito da Justiça.
Colaboraram Eduardo Luiz Klisiewicz e Robson De Lazzari.
* * * * * * * * * * *
Entrevista
Orlando Pessuti, vice-coordenador e coordenador do Comitê Executivo de Curitiba para Assuntos da Copa do Mundo.
Orlando Pessuti (PMDB), vice-governador do estado e coordenador do comitê local para a Copa-2014, discorda com a construção de um metrô subterrâneo em Curitiba, também rejeita a ideia de que essa é a obra prioritária para a cidade abrigar o Mundial. Assim mesmo, garante: "Não há divergências com a prefeitura quando o assunto é a Copa."
Como está funcionando o comitê paranaense da Copa?
Dentro de uma normalidade. Cumprimos todas as tarefas até o anúncio de Curitiba (31/5). Depois disso, nos reunimos diversas vezes para discutir assuntos referentes à Copa.
Existe harmonia entre a prefeitura e o governo do estado?
Não existe nenhum problema de relacionamento entre a prefeitura e o governo em relação à Copa em Curitiba, há convergência. Temos divergências apenas em questões políticas e partidárias.
O senhor, assim como o prefeito Beto Richa, considera então o metrô uma obra prioritária para a Copa?
Eu defendo a construção do metrô, mas o de superfície, ao contrário do projeto apresentado. Na superfície, ele será mais rápido e mais barato.
Mas então qual seria a obra prioritária?
Temos de ampliar a pista do Aeroporto Afonso Pena, assim como fazer melhorias no terminal. Também precisamos ajustar a Avenida das Torres, terminar a Marechal Floriano, assim como ajustar eixos importantes como as ruas Getúlio Vargas, Visconde de Guarapuava, Sete de Setembro... São todas obras importantes para a mobilidade urbana.
Existe um trabalho político para trazer grandes jogos?
Nosso principal objetivo agora é fazer de Curitiba uma das cabeças de chave. Desta feita, haverá seleções de porte aqui.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas