| Foto:

3 perguntas para...

CARREGANDO :)

Hélio Cury, presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF)

Publicidade

1) Chegamos à última rodada do segundo turno. Que avaliação o senhor faz do Campeonato Paranaense?

É uma avaliação positiva. Dentro da dificuldade, diante da simultaneidade com a Copa [do Brasil], está sendo satisfatório em termos de público.

2) O que a Federação pode fazer para melhorá-lo, torná-lo mais rentável?

Existem certas dificuldades que impedem a ajuda, sobretudo as financeiras. A solução é mais dinheiro. Como o Atlético não fez o acordo para a transmissão dos jogos na televisão, parte do empresariado deixou de investir em propaganda nos estádios.

3) Qual a sua opinião sobre a volta da Copa Sul-Minas. O sr. teme que os grandes clubes do estado, Atlético, Paraná e Coritiba, deixem o Estadual às moscas?

Publicidade

É necessário trabalhar no Esta­­dual, afinal é a nossa principal competição. Não podemos deixar de dar a devida atenção. Porém, não somos contra a Sul-Minas. É perfeitamente possível conciliar as duas competições. Basta que o calendário seja devidamente ajustado.

***

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não tem do que se queixar em termos financeiros. A receita total da entidade saltou de R$ 226,3 milhões para R$ 360,1 milhões – um aumento de 59% – entre 2009 e 2012. O levantamento é da BDO Consultoria.

Divisão dos lucros

Do montante, 65% vem de patrocínios (Nike, Ambev, Itaú, entre outros parceiros), 25% de direitos de transmissão, 5% de partidas realizadas (bilheteria) e 5% de outras receitas. Entre os patrocinadores, quem dá mais dinheiro para a CBF é a Nike (26%).

Publicidade

A laranja...

A bola laranja da Copa do Brasil 2013 gerou polêmica no Paraná – o time foi eliminado na semana passada pelo São Bernardo, na primeira rodada da competição. Pa­­ra um membro da comissão técnica, atitudes como essa são tomadas "por quem faz futebol sem nunca consultar clubes e jogadores", disse ele, em referência a cor "diferenciada’ do material.

... Da discórdia

Por outro lado, teve quem usou o bom humor para falar da cor da redonda. "Certa vez, fui para o Amapá jogar pela Copa do Brasil esperando neve, mas não caiu", disse, rindo, Lúcio Flávio.

Caiu na área é...

Publicidade

O meia Alex acaba de fechar um novo patrocínio. O jogador acertou contrato com uma fornecedora pessoal de material esportivo e chuteiras. A empresa é nacional. Na Turquia ele usava os produtos da Puma.

Fora da lei

A Polícia Federal prendeu na semana passada o ex-zagueiro Sorlei, 39 anos. Com passagens por Fluminense, Santos, São Paulo, Guarani e Coritiba, ele morava na capital paranaense e, segundo a polícia, tinha participação ativa no comércio de cigarros contrabandeados. Ele fazia parte de uma quadrilha ao lado de assessores de um deputado estadual do Paraná e três coronéis da PM.

Esse cara sou eu...

Publicidade

A rádio do Rei

Rádio oficial do Atlético, a 95,7 FM, tem distribuído no Centro de Curitiba um panfleto (foto) pra lá de sugestivo. A propaganda fala que a emissora "agora é a Rádio do Rei".

Qual rei?

O material, porém, não faz nenhuma alusão à parceria com o Atlético ou ao presidente do clube, Mario Celso Petraglia. A publicidade fala, na verdade, de uma promoção do Rei Roberto Carlos, com a distribuição do novo CD do cantor.

Colaboraram: Ana Luzia Mikos, Igor Iuan, Leonardo Bonassoli e Robson Martins.

Publicidade