Vamos falar sério: 2008 já era! Que lições aprendemos? Comecemos por Atlético e Paraná, que vivem situações semelhantes em divisões diferentes. Ambos anunciaram neste ano suas quedas. Pode ser que não seja em 2008, mas pelo andar da carruagem, um dia ela virá. Os esforços neste sentido são grandes, cada um à sua maneira. Mal planejadas, as temporadas de Atlético e Paraná frustraram sonhos e deixaram no ar um futuro sombrio.
O que os torcedores podem esperar para 2009? Caso os dirigentes parem agora e comecem a pensar no ano que vem, há uma chance de dias melhores. Primeiro é decidir quem será o técnico, de janeiro a dezembro. É o ponto de partida. Não adianta escolher pelo preço, tem que ser pela qualidade.
O futebol brasileiro formou uma geração de treinadores de alta rotatividade, sujeitos que gostam de rodar pelos clubes, sem ficar em nenhum. Assim eles não têm a obrigação de planejar nada e não assumem qualquer responsabilidade sobre os resultados, até porque não têm culpa da incompetência alheia, no caso, dos dirigentes.
Depois disso, é hora de montar o time, com jogadores certos para os lugares certos. Por incrível que pareça, é importante analisar os empresários que vão oferecer os "craques", para não contratar bondes. Enfim, foi no planejamento que Atlético e Paraná erraram. São mais dois meses até o fim do ano. Ainda dá tempo.
O Coritiba está em outra esfera! Irá comemorar o centenário, mas precisa ficar atento para não perder o foco. Uma festa como essa costuma direcionar esforços para ações de marketing e a principal meta, que é o futebol, acaba em segundo plano. O Coxa tem um boa base para 2009, mas deve perder algumas peças importantes como Keirrison e Paraíba. Então, também é bom por a cabeça para pensar...
Que final!
Cinco times e um só objetivo, o título! Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, São Paulo e Flamengo chegam às últimas oito rodadas colados. É o melhor final de campeonato desde os pontos corridos. Apostar em algum time agora é apenas dar um grande chute. Imprevisível!
Personagem: Hamilton
O inglês abriu sete pontos de Massa e encaminhou o título para Interlagos. Lewis Hamilton só perde esse campeonato da Fórmula 1 de 2008 para ele mesmo. Basta treinar, largar e completar o GP do Brasil, porque não há cinco carros melhores que a McLaren e nem cinco pilotos melhores que Hamilton pilotando-os!
A frase
"No momento certo, fui iluminado", disse o goleiro Franklin, da seleção de futsal, que entrou apenas na decisão por pênaltis e garantiu, com duas defesas, o título para o Brasil na final contra a Espanha.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião