Estamos fechando o sexto ano de Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O São Paulo vai para o tricampeonato e o penta do futebol paulista na competição neste sistema de disputa. Mas porque essa hegemonia? Há uma explicação clara: poder econômico! Sim, o futebol paulista detém o poder econômico no país.
Paga os melhores salários, tem os melhores profissionais e os clubes têm as melhores estruturas. É uma superioridade natural. E continuará assim por muito tempo, a menos que os demais concorrentes acordem.
A mesma situação acontece agora na Série B. A edição deste ano foi completamente dominada pelos paulistas. Subiram três e os que ficaram fora são do estado Bragantino e Ponte. Em 2009, tanto na Série A, quanto na B, os paulistas levarão a vantagem de jogar mais vezes perto de casa que os times dos outros estados.
Economia de tempo e desgaste bem menor com deslocamentos. Assim, em 24 das 38 rodadas, os times de São Paulo atuarão dentro do estado, em confrontos regionais. Isso reflete na condição física geral das equipes. Um jogo de futebol dura três dias, entre a concentração, a partida e a recuperação. Quando há uma longa viagem no trajeto, esse tempo aumenta e a recuperação é mais difícil.
Por isso, com o Brasileirão 2008 decidido, resta aos demais participantes iniciarem um plano para quebrar essa hegemonia. Como fazer isso sem dinheiro? Ou com menos dinheiro? Descobrir essa fórmula é o que intriga os dirigentes do futebol. Até porque revelar e vender jogadores tem se tornado o objetivo principal da maioria. Ganhar títulos e dar alegrias para as torcidas é coisa do passado.
Arbitragem
Foi um show de horrores no fim de semana. Erros e mais erros, alguns decisivos. O pior foi o de Simon em Belo Horizonte. Não há como explicar tamanho equívoco, cometido de tão perto. Lamentável! Restam duas rodadas e há muitos interesses em jogo. A decisão deve ficar nos pés dos jogadores.
Saideira
Sexta, oito e meia da noite: Santo André x Paraná. A última partida de um ano perdido para o Tricolor. Sem dinheiro, conforme anuncia a diretoria, o torcedor só pode esperar mais um ano difícil em 2009...
Personagem: Keirrison
Quatro gols em um jogo. Recorde no campeonato. Nenhum jogador fez tanto em um só jogo neste Brasileirão. Keirrison domina uma rara técnica para bater na bola, para se posicionar no campo e para se apresentar para a conclusão dos lances.
A frase
"Vou criar novos objetivos e trabalhar para alcançá-los", disse Keirrison após o show de sábado no Couto Pereira.
Regulamentação no STF pode redefinir regras da Internet e acirrar debate sobre liberdade
Áudios vazados: militares reclamam que Bolsonaro não assinou “golpe”; acompanhe o Entrelinhas
Professor, pupilo de Mujica e fã de Che Guevara: quem é Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
Clã Bolsonaro conta com retaliações de Argentina e EUA para enfraquecer Moraes
Deixe sua opinião